Jovem campista viraliza no TikTok e impulsiona vendas da sua papelaria on-line
Matheus Berriel 12/08/2021 17:13 - Atualizado em 21/08/2021 14:27
Campista aposta em itens escolares voltados ao público infanto-juvenil
Campista aposta em itens escolares voltados ao público infanto-juvenil / Divulgação
Não é novidade que o TikTok virou uma febre entre crianças, adolescentes e jovens. Mas, alguns destes aproveitam a plataforma para além do puro entretenimento, usando da criatividade como forma de impulsionar os ganhos com os seus negócios. É o caso da campista Luisa Corrêa, de 24 anos. Dona de uma papelaria virtual, ela viu suas vendas crescerem consideravelmente a partir da publicação de vídeos criativos na plataforma, onde já conta com 740 mil seguidores. Deu tão certo que Luisa estendeu o método para aplicativos, como Instagram, YouTube e Kwai, totalizando mais de 1 milhão de pessoas que acompanham o seu trabalho.
Formada em Direito desde 2019, inclusive com aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a jovem optou por não seguir esta carreira. Ela pretendia estudar mais e tentar cargos por meio de concursos públicos, que passaram a ficar escassos em razão da pandemia.
— Os concursos começaram a ser suspensos, e eu vi que precisava arrumar uma forma de começar a ganhar o meu dinheiro enquanto estudava. Tinha aberto a loja havia uns meses, então passei a focar na papelaria. Já vendia acessórios para celular, mas não deu certo, porque eu só vendia para as mesmas pessoas. Foi quando vi que gostava de papelaria e abri uma — explica Luisa.
Apostando em objetos escolares coloridos e com atrativos para o público infanto-juvenil, como bichinhos, desenhos animados, luzes e brinquedos, a jovem enxergou no TikTok uma possibilidade de ampliar a clientela.
— Eu fazia dois estágios na faculdade, então conhecia bastante gente e comecei a vender em Campos. Só que a minha virada foi em novembro de 2020, quando criei o TikTok. Comecei a postar vídeos dinâmicos dos produtos, mas a virada foi um vídeo meio apelativo, falando que as vendas não iam muito bem na minha cidade e eu ia fazer uma promoção na black friday para tentar mudar isso. Esse vídeo viralizou. A partir daí, uma pessoa fez uma compra para me ajudar, eu filmei o pedido dela, e bateu 1 milhão de visualizações. Foi quando a minha conta começou a viralizar, porque tinha a promoção, que o pessoal ama, e atingiu várias pessoas comovidas — recorda Luisa.
Daí em diante, o foco foi aprimorar a estratégia. Passaram a receber destaque os vídeos em que Luisa apresenta aos seus seguidores cada item de papelaria escolhido por determinado cliente. Desta forma, além de divulgar os produtos, ela estimula uma interação com o público-alvo. Funcionou, pois, além dos 740 mil seguidores no TikTok, já são 186,8 mil no Kwai, onde ela ingressou em março, 64 mil no YouTube e 47,9 mil no Instagram.
— Desde novembro, cresci mais de 600%, a loja cresceu absurdamente. Comecei a não dar mais conta. As crianças me ligam o dia todo no WhatsApp, mandam milhares de mensagens quando um vídeo viraliza — conta a influenciadora digital, que tem como meta atual chegar a 1 milhão de seguidores só no TikTok. — Por esses dias, estou com a conta mais ou menos, depende da entrega da plataforma. Mas, se eu posto um vídeo muito bom, chama a atenção, e aí vai subir — complementa.
“Vendo mais para São Paulo do que para Campos”
A localização da clientela de Luisa Corrêa é uma demonstração da força das mídias digitais quando aliadas à criatividade.
— Eu vendo mais para São Paulo do que para Campos — revela a empreendedora: — Aqui, o pessoal não conhece muito, e, ainda assim, digamos que não valorizam, sabe? Eu só aceito compras pelo site, e o pessoal não gosta disso. Agora, abri um espaço no Alphaville, onde os produtos ficam expostos para visitas dos clientes daqui. Não é loja física, é tipo uma showroom, onde eles vêm e compram. Mas, mesmo assim, não consigo atingir aqui muito bem ainda.
Se falta incentivo na cidade natal, os próprios aplicativos onde a loja virtual de Luisa está hospedada passaram a reconhecer o seu serviço. Nos últimos meses, ela recebeu proposta de contrato do Kwai, para ganhar pelos vídeos publicados, e atingiu uma marca que lhe permitiu monetizar o seu canal no YouTube. Sem falar no reconhecimento dos pequenos clientes, que ainda são maioria.
— Às vezes, pessoas de Campos me acham pelo TikTok e pelo Kwai, principalmente. É muito legal, tem crianças que adoram vir me ver, porque gostam dos meus vídeos. Virei tipo uma referência para crianças, porque apresento os produtos de forma diferente. E aí, elas querem que eu filme também os produtos delas para aparecerem no TikTok. Eu gravo todos os que solicitam no site. Gravo para o TikTok, Kwai, YouTube, Instagram, e a pessoa sente o prazer de ver o vídeo lá, comigo separando o pedido dela. Muitas crianças compram para ter o vídeo lá, porque traz alegria para elas. É uma forma diferente de apresentar o material escolar — conclui Luisa.
Luisa Corrêa impulsionou vendas on-line a partir dos vídeos
Luisa Corrêa impulsionou vendas on-line a partir dos vídeos / Divulgação

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