Semana de Combate ao Feminicídio em Campos
- Atualizado em 21/08/2021 12:54
A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres realiza entre os dias 23 e 27, a Semana de Combate ao Feminicídio. O trabalho de conscientização faz parte do Programa Agosto Lilás, de conscientização e combate à violência contra a mulher e irá levar informação e divulgar a rede especializada de proteção às mulheres. A equipe vai abordar prevenção das diferentes formas de violência, os canais de denúncia e os serviços oferecidos. A programação inclui mobilização no Hospital Ferreira Machado (HFM), live com o Doutor em Psicologia, Sidnei Priolo; Pedal Lilás e panfletagem.
De acordo com dados da pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres já sofreu algum tipo de agressão durante a pandemia, seja ela verbal, sexual ou física. Ao todo, no Brasil, são 17 milhões de mulheres agredidas entre junho de 2020 e maio de 2021, ou 24,4% do total. Só em Campos, desde 2016, 30 mulheres foram vítimas de feminicídio.
Na terça-feira (24) haverá mobilização e Roda de Conversa sobre o “Agosto Lilás”, no Hospital Ferreira Machado (HFM), com funcionários, gestores e chefes de setores para que sejam multiplicadores da luta de enfrentamento à violência contra a mulher. A unidade, referência regional em urgência e emergência, é a porta de entrada para vítimas da violência.
Neste dia, haverá mobilização e conscientização sobre todas as violências contra mulheres e meninas, com a participação da equipe multidisciplinar da unidade. O HFM é referência regional em trauma e porta de entrada para muitas vítimas de violência. Às 19h, haverá live com o Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (SP), professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná (SC), Sidnei Priolo, que também atua na área de prevenção à violência de parceiros íntimos. A live será na página do Instagram da secretária @josianemorumbi. Durante esta semana também será realizada mais uma edição do Dia Laranja para enfrentamento e combate à violência contra meninas e mulheres.
Na quarta-feira (25), às 6h30, acontece o 1° Pedal Lilás: Todos por elas, pelo fim da Violência contra Mulheres e Meninas, marcando o Dia Laranja, realizado no dia 25 de cada mês. A concentração será na Praça da Igreja Santo Antônio, em Guarus. Quinta-feira (26), às 9h30, acontece panfletagem na Guarda Civil Municipal (GCM) e, na sexta-feira (27), encerrando a programação, acontece a ação “Maria da Penha vai à feira” com panfletagem na Feira da Roça da Praça da República, no Centro.
- Nesta semana estaremos intensificando a divulgação da nossa rede especializada de proteção às mulheres e levando informação sobre a prevenção às diferentes formas de violência, os canais de denúncia e serviços em geral. Queremos acabar com esse ciclo de violência, que se acentuou durante a pandemia – informa a subsecretária Josiane Viana.
Desde o início do mês, a equipe da subsecretaria está participando de ações e entrevistas para divulgação da rede de proteção à mulher. A convite da Câmara de São Francisco de Itabapoana, a equipe falou sobre todas as leis que surgiram para a proteção da mulher e também divulgando os nossos canais de denúncia.
No último dia 13, a subsecretaria realizou uma ação para marcar os 15 anos da Lei Maria da Penha, um marco nos recursos de proteção às mulheres, fruto da luta feminista no Brasil. No mesmo dia, foi lançada a Campanha Agosto Lilás e anunciada a Semana de Combate ao Feminicídio. A lei traz dispositivos importantes como as medidas protetivas de urgência e punições ao agressor que, antes, tinha penas reduzidas ao fornecimento de cestas básicas.
Nos últimos 15 anos, várias leis surgiram para dar amparo legal às vítimas de diferentes tipos de violência e à criminalização dos responsáveis. Um dos avanços mais recentes da legislação que protege a mulher é a Lei do Feminicídio, que criminaliza o assassinato de mulheres em razão do gênero. Segundo a subsecretária, Josiane Viana, o órgão municipal atua dando suporte às vítimas de violência com informações e orientações sobre os caminhos que deve seguir para fazer as denúncias e receber todos os atendimentos necessários. “Temos vários canais para denúncias e, hoje, temos leis que são específicas para as mulheres”, informa Josiane.
A atual gestão vem fortalecendo a luta pelos direitos das mulheres e ampliando a rede de proteção com a criação de uma subsecretaria específica, inclusão no calendário do Dia Laranja, que lembra a luta contra a violência contra as mulheres no dia 25 de cada mês, e, através de parceria com o Governo do Estado, criou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).
 PROGRAMAÇÃO
24/08
- 14h- Ação com panfletagem no HFM
- 15h30- Roda de conversa com gestores do HFM no refeitório do hospital
- 19h - Live com o psicólogo Sidnei Priolo no Instagram @josianemorumbi
25/08
- 06h30 - 1° Pedal Lilás: Todos por elas.
Pelo fim da Violência contra mulheres e meninas
Concentração: Praça da Igreja Santo Antônio
26/08
- 9:30h - Ação de panfletagem com a Guarda Civil Municipal (GCM)
27/08
- 9h - Ação “Maria da Penha vai à feira” com panfletam na Feira da Roça na Praça da República, no Centro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS