Mais de 200 animais de grande porte recolhidos pelo CCZ neste ano
09/08/2021 10:29 - Atualizado em 09/08/2021 14:20
Animais apreendidos pelo CCZ
Animais apreendidos pelo CCZ / Divulgação - Prefeitura de Campos
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou o trabalho de rondas para captura de animais soltos nas vias públicas de Campos. As rondas acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e no período noturno. Entre os dias 22 e 29 de julho, o órgão apreendeu 26 cavalos, sendo 16 no Parque Rodoviário e os demais no Parque Imperial e em Donana. Desde janeiro foram apreendidos 248 animais de grande porte.
De acordo com o diretor do CCZ, Carlos Morales, o município possui um caminhão para o trabalho, que tem por objetivo evitar que esses animais causem acidentes e sujem as vias. Ele disse que o veículo passou por reparos recentemente. “O serviço não parou, mas não estava acontecendo como deveria, porque o caminhão precisava de conserto”, disse.
Ele explicou que os animais apreendidos são levados para o curral do CCZ, onde recebem o suporte necessário. O proprietário tem cinco dias úteis, a contar da data da apreensão, para o resgate, mediante preenchimento da declaração de posse e pagamento de uma multa no valor de R$ 188,00 e diária de R$ 10. Após o prazo de cinco dias, o animal fica sob custódia da prefeitura.
Morales disse que a maioria dos animais acaba voltando para os donos, que devem apresentar documento de identificação com foto para o resgate. “Entre os anos de 2012 e 2013, o CCZ leiloava esses animais, mas, no momento, não tem feito”. Em caso de denúncia de animais soltos, a pessoa pode ligar para o telefone (22) 98126-5234.
 
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS