Parceria entre o estado e município garante dragagem do Canal de Tocos
14/07/2021 21:51 - Atualizado em 14/07/2021 21:53
Os trabalhos de limpeza e retificação do leito do Canal de Tocos, que há mais de 10 anos passa pelo processo de assoreamento por sedimentos e vegetação apodrecida, envolve a Secretaria de Agricultura, a Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que cedeu máquinas do Programa Limpa Rio para a execução dos serviços. A recuperação dos canais é imprescindível para drenagem das águas nos períodos de intensas chuvas e evita alagamentos.
Os serviços de recuperação dos canais estão sendo iniciados após levantamento dos pontos críticos com assoreamento e obstruções em diferentes pontos da malha de 1.500 quilômetros de canais de Campos, na área urbana e na extensa Baixada Campista.
O prefeito Wladimir Garotinho destaca que o Canal de Tocos é o corpo hídrico mais importante para a drenagem da área central da cidade porque é ele que recebe as águas das chuvas que escoam pelo Canal Campos-Macaé e de todo sistema de drenagem pluvial de grandes bairros próximos do Centro, como Turfe, Rosário, IPS e do Parque Aurora, além de ser fundamental importância para os produtores da Baixada Campista.
“A limpeza adequada do Canal de Tocos não é realizada há mais de 10 anos. Mas graças à mais essa parceria com o Governo do Estado esse passado está ficando para trás dia após dia com muito esforço e dedicação. Em breve, iniciaremos também a drenagem do canal Campos-Macaé, que devido a uma questão de logística em relação aos equipamentos não pode ser iniciada hoje. Nossas equipes estão se empenhando e, brevemente, também estaremos iniciando outra frente de trabalho em mais um trecho do Canal Cacomanga, entre o Rio Paraíba do Sul e a localidade da Tapera”, antecipa o prefeito, que fez menção de agradecimento ao presidente do Inea, Thiago Pampolha, e aos deputados estaduais Bruno Dauaire e Rosenverg Reis, para que as máquinas do Programa Limpa Rio atendessem suas reivindicações para recuperar os canais de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS