Pleno do TJD-RJ julga recurso contra o Friburguense nesta quinta
Matheus Berriel - Atualizado em 06/07/2021 20:30
A novela que se tornou a definição da segunda semifinal da Taça Santos Dumont terá mais um capítulo nesta quinta-feira (8), para quando foi marcado o julgamento no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) das supostas escalações irregulares do atacante João Manoel pelo Friburguense. Interessado no caso, o Americano recorreu da decisão em primeira instância do TJD-RJ, que absolveu o Friburguense na semana passada, por entender que a ausência do nome do atleta no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) foi uma falha da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). O item é o terceiro da pauta, que começará a ser analisada às 15h.
Antes do julgamento da última semana, a própria Ferj já havia informado que o nome de João Manoel não constava no Bira durante as quatro primeiras rodadas devido a uma falha no sistema. Segundo a federação, os dados foram originalmente publicados em 2 de junho, três dias antes do início da competição. Este também é o posicionamento de defesa do Friburguense.
Além de recorrer da decisão de primeira instância, por alegar que o clube de Nova Friburgo tinha o dever de consultar o Bira e corrigir a falha antes de escalar João Manoel nos jogos, o Americano também enviou ao TJD-RJ um pedido de liminar para evitar que a Ferj dê prosseguimento à Série A2 do Campeonato Estadual sem que o imbróglio seja resolvido. A liminar foi concedida na última segunda-feira (5) pelo auditor relator João Paulo Silva, assegurando que a Ferj não homologue os três pontos conquistados pelo Friburguense em partida contra o Duque de Caxias, uma das quais em que João Manoel atuou sem estar no Bira. Com isso, a liminar garante ainda que a Ferj não realize a segunda semifinal da Taça Santos Dumont, prevista para o próximo domingo (11), às 15h, no estádio do Trabalhador, antes de ser julgado o mérito do presente recurso, acatado pela Procuradoria do TJD-RJ.
Com a não homologação de três pontos do Friburguense, o clube está provisoriamente em terceiro no Grupo A da Taça Santos Dumont, com seis, dois pontos atrás do Americano, que neste momento ficaria com a vaga na semifinal contra o Audax Rio. A outra semi foi disputada segunda-feira e teve vitória por 1 a 0 do Artsul sobre o Maricá, no estádio Nivaldo Pereira. Por enquanto, a final do turno segue agendada para a próxima quarta (15), às 15h, com local indefinido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS