Postos de vacinação contra a Covid-19 voltam a registrar filas
Ícaro Abreu Barbosa 08/07/2021 09:17 - Atualizado em 08/07/2021 14:12
  • Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Genilson Pessanha)

  • Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Genilson Pessanha)

  • Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Genilson Pessanha)

Com a ampliação do calendário de vacinação contra a Covid-19 para mulheres e homens na mesma data, os postos de imunização voltaram a registrar filas em Campos. Nesta quinta-feira (8), estão sendo vacinadas, pela faixa etária, pessoas com 43 anos ou mais, além de gestantes, lactantes e puérperas sem comorbidades. Em alguns pontos, homens do Exército auxiliam no processo de vacinação.
As filas foram registradas principalmente na primeira parte da manhã, quando as vacinas ainda não tinham chegado nos postos e eles não haviam sido abertos. Apesar disso, a vacinação começou, ela fluiu tranquilamente nos postos visitados pela equipe de reportagem da Folha da Manhã.
Na Uenf houve uma fila grande de carros, que ultrapassou o hospital veterinário da instituição. Mas ela, assim como em outros lugares, durou apenas até a abertura dos portões, às 9h da manhã. Depois disso acabou sendo diluída. "Nós esperamos um pouco, mas quando as vacinas chegaram e mandaram a gente entrar foi tudo rápido: como a distribuição de senhas, registro e a aplicação em si", disse José Nogueira, de 64 anos, que foi tomar a sua 2ª dose. 
Um exemplo foi na Fundação Municipal de Esporte (FME), aonde 350 doses da Astrazeneca/Oxford estão sendo distribuídas - 250 para a 1ª dose e 100 para 2ª. Maria Auxiliadora, de 62 anos de idade, cuidadora de idosos, foi uma das que finalizou o seu processo de imunização nesta manhã, tomando sua 2ª dose.
— Estou me sentindo muito feliz e aliviada por estar, agora, totalmente imunizada. O atendimento foi maravilhoso e eu não esperei muito, cerca de uma hora na fila. Agora é voltar para a vida normal e prosseguir com minha ocupação de cuidadora de maneira segura e responsável — relatou a cuidadora.
Funcionários do local, que não quiseram se identificar, ainda comentaram sobre a presença dos cinco militares que auxiliavam na logística da vacinação da FME. "Eles têm ajudado bastante", pontuou. O tenente da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, que era responsável pelos militares, preferiu não comentar pois não havia autorização de seus superiores para falar com a imprensa. 
No IFF Centro o público também se dividia entre pessoas tomando a 1ª e 2ª dose. Assim como na FME, só a Astrazeneca está sendo aplicada. A fila, entretanto, não era grande e a espera rápida, durando cerca de meia hora. 

A professora Tatiana Nogueira, de 43 anos, estava se vacinando no IFF. "A sensação de estar sendo imunizada é a melhor do mundo e também representa um passo para a retomada da normalidade", explicou, concluindo"... Mas a organização da aplicação está melhor do que eu esperava, muito boa por parte da prefeitura e a espera, pelo menos aqui no IFF, não foi nenhum pouco demorada".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS