Mês de aniversário de Macaé é celebrado em lives culturais
- Atualizado em 06/07/2021 20:34
Orquestra Popular será uma das atrações
Orquestra Popular será uma das atrações / Foto: Rui Porto Filho/Prefeitura de Macaé
Julho é o mês em que se comemora o aniversário da cidade de Macaé, que completa 208 anos em 2021. Para celebrar a data, a secretaria Municipal de Cultura iniciou nessa terça-feira (6) uma série de lives com palestras e apresentações especiais, como espetáculos de dança e música, visando levar à população informações sobre a história do município e a obra de importantes artistas locais.
O Solar dos Mellos montou uma programação com pesquisadores e escritores que se debruçaram sobre a memória da cidade, com esclarecimentos sobre a origem de Macaé e personagens centrais da sua história. A primeira live, na noite dessa terça, teve como participante o historiador Paulo Knauss, falando sobre “Os Sete Capitães e a História do Domínio Colonial Português dos Campos de Macaé”.
Na próxima terça (13), às 19h, será vez de o professor Marcelo Abreu palestrar sobre a presença dos intelectuais Jean de Léry e Gabriel Soares de Souza em território macaense. Também às 19h, mas no dia 20, o músico e poeta Rúben Pereira falará sobre a trajetória musical do compositor, flautista e maestro Benedicto Lacerda. Já no dia 27, o jornalista Carlos Marchi abordará como tema a morte oficial do fazendeiro Manuel da Mota Coqueiro. Todas as lives serão por meio da plataforma Google Meet, com links divulgados no site da Prefeitura de Macaé.
A Escola Municipal de Artes (Emart) também preparou uma agenda, com apresentações de coral, às 19h do dia 28, e de orquestra popular, às 9h do dia 29, data do aniversário de Macaé. Já a Escola Municipal de Dança (Emdança) vai apresentar uma coreografia com os professores do espaço, dia 26, às 19h.
— As produções da Emart e Emdança acontecem nas mídias sociais da secretaria de Cultura — disse o secretário municipal Edie Lameu. — Vivemos momentos muito complicados em decorrência da Covid e enfrentamos uma dura pandemia. Todos nós, de alguma forma, já fomos afetados por essa doença. Então, a arte, a cultura, nesse momento, vêm para trazer um aconchego, um carinho, uma atenção para os munícipes. Assim, esperamos que todos gostem da programação. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS