Prefeito Wladimir sanciona lei que institui o Plano Municipal de Cultura
07/06/2021 08:53 - Atualizado em 08/06/2021 15:11
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, sancionou no início do mês a Lei nº 9.065, que institui o Plano Municipal de Cultura. Trata-se de um instrumento de planejamento e gestão válido de 2021 a 2031, visando nortear o financiamento e fomento da cultura na planície goitacá. A fiscalização deve ser feita pelo Conselho Municipal de Cultura, que foi o responsável pela elaboração do plano.
— O momento é de imensa satisfação e respeito à cultura campista. A entrega do Plano Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes significa nosso compromisso com a valorização dos bens materiais e imateriais produzidos culturalmente e que refletem o esforço coletivo das instituições que fazem a cultura acontecer e que preservam o nosso patrimônio, em conjunto com a sociedade civil, em suas contribuições por meio de seus representantes no Conselho Municipal de Cultura e nos fazeres e saberes culturais de nosso povo — disse o prefeito Wladimir Garotinho.
Para a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e do Comcultura, Auxiliadora Freitas, a instituição do Plano Municipal de Cultura representou um importante passo.
— Wladimir sancionou o importante documento que, nos próximos 10 anos, estará se solidificando e pondo em prática suas diretrizes, metas e ações. Com essa conquista, colocamos Campos na rota dos municípios integrantes com força o Sistema Nacional de Cultura — comentou ela.
Atual diretora executiva de Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu foi a relatora do Plano Municipal na gestão anterior do Comcultura, que tinha como presidente o professor e pesquisador Marcelo Sampaio. O material foi finalizado ainda no final da gestão de Rafael Diniz na Prefeitura.
— Temos a partir de agora a “carta de navegação” de nossa gestão das artes e das culturas em Campos dos Goytacazes. Nossa luta e meses dispendidos por mim e pelo coletivo dos conselheiros de Cultura desse município a favor da elaboração do Plano Municipal de Cultura não foram em vão. Essa sensação de dever cumprido, que sinto ao ver nosso plano sancionado, me traz a certeza de que o caminho a ser trilhado, a partir de agora, será árduo, com muitas outras dificuldades a serem enfrentadas. No entanto, a partir de agora, sabemos aonde queremos chegar, qual o caminho e como podemos fazer isso — disse Kátia Macabu.
Um dos itens que fazem parte do pacote de medidas enviado por Wladimir à Câmara, o Plano Municipal de Cultura de Campos foi aprovado na madrugada da última quarta-feira (26), por ampla maioria, sem análise aprofundada por parte dos vereadores. O único voto contrário foi de Anderson de Matos, que justificou não conhecer o projeto na íntegra e ter votado contra o pacote de medidas como um todo. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS