Fé e tradição, mesmo com restrições, na festa de Nossa Senhora da Penha
- Atualizado em 10/04/2021 09:35
Santuário Nossa Senhora da Penha de Atafona
Santuário Nossa Senhora da Penha de Atafona / Divulgação
Atafona está, desde o domingo de Páscoa, inundada por um mar de fé. Pelo segundo ano consecutivo, a maior parte das homenagens à Nossa Senhora da Penha, padroeira da praia sanjoanense, é pelas ondas virtuais. Além das intenções de cada fiel, levadas ao altar da padroeira até o dia maior dos festejos, nesta segunda-feira (12), há uma súplica coletiva: o fim da pandemia do coronavírus. Contudo, seguindo o decreto da Prefeitura de São João da Barra, a programação traz novidades, como a realização de seis missas na segunda, entre meia-noite e 15h30, com limitação de 30% da capacidade do santuário, e uma procissão automobilística, às 17h do mesmo dia, em substituição à tradicional procissão terrestre, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
A preservação do templo e a propagação da devoção são os principais pilares da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, fundada em 1857 e até hoje responsável pela festa, em parceria com a Prefeitura, a Paróquia São João Batista e a Diocese de Campos. No ano passado, pela primeira vez a programação foi totalmente virtual, pois o dia de Nossa Senhora da Penha, em 20 de abril de 2020 (a data é móvel, tendo sempre como dia maior uma segunda-feira, oito dias após a Páscoa), foi em um momento delicado da pandemia, quando tudo era ainda mais desconhecido.
Atualmente, a região vive novamente um momento difícil no enfrentamento à Covid-19, com alta de casos e variantes circulando. E a fé, sobretudo em períodos como este, é um refrigério para alma.
— A devoção à Nossa Senhora da Penha é muito grande em toda a região. Todos os anos recebíamos devotos de muitos lugares, que vinham conosco celebrar as alegrias de Maria com a ressureição de Jesus. Desde a pandemia isso mudou, mas sabemos que a fé continua inabalável. Mantemos as celebrações e respeitamos todas as regras sanitárias, porque entendemos que o mais importante neste momento é a preservação da vida — afirmou Viviane Meireles, provedora da irmandade há seis anos.
Em 2020, com as celebrações ainda mais restritas, uma forma de homenagear a todos os fiéis durante a missa solene foi ocupar os bancos do santuário com centenas de mantos, uma das mais tradicionais demonstrações de devoção à Nossa Senhora da Penha em razão de graças alcançadas. A transmissão da missa bateu mais de 10 mil visualizações só no Facebook, na página “Irmandade de Nossa Senhora da Penha”. Já o vídeo do momento em que a imagem da padroeira foi levada, em carro aberto, às ruas de Atafona e da sede do município de São João da Barra passou de 84 mil visualizações na mesma rede social.
A programação deste ano começou no domingo de Páscoa (4), com a primeira missa do oitavário — oito dias de preparação para a celebração da festa da padroeira — e a peregrinação da imagem pelas ruas da cidade. De segunda a sexta (9), missas, terços e ladainhas marcaram as homenagens. No santuário, até então, o espaço era restrito para participação de apenas 10% da capacidade, e tudo foi transmitido pela página da Irmandade no Facebook.
Agora, com flexibilização para 30% da capacidade do santuário, a programação segue até segunda — e tudo continua com transmissão simultânea pelo Facebook. Neste sábado (10), às 15h, haverá um sobrevoo com a imagem peregrina de Nossa Senhora pela cidade; às 18h, terço mariano, e às 19h, missa. No domingo (11), ainda não será possível realizar a tradicional procissão fluvial na foz do Paraíba do Sul, mas o dia vai contar várias celebrações: às 7h, terço mariano; às 8h, missa; às 14h, consagração à Nossa Senhora da Penha; às 15h, terço da misericórdia; e às 18h, terço mariano, seguido de ladainha.
No dia da padroeira de Atafona, a primeira missa está marcada para 0h (meia-noite). Durante o dia, outras serão celebradas às 6h, 8h, 10h, 13h e 15h30. Para participar das missas (do fim de semana e de segunda), é preciso agendar pelo WhatsApp, em contato com o número (22) 99983-3306. As homenagens à Nossa Senhora da Penha também incluem a peregrinação em ruas da praia e da sede do município, numa espécie de procissão automobilística.
Ainda na segunda, às 22h, o ministério “Apascenta minhas ovelhas” fará um show religioso, dentro do santuário, transmitido pelo Facebook. O encerramento será às 23h30, também exibido na página da Irmandade, com a cerimônia de coroação.
— Estamos adotando todas as medidas sanitárias e mantendo a programação virtual, para atender a quem não se sentir seguro de estar no santuário. A defesa da vida sempre é mais importante. Estamos rezando, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Penha pelo fim desta pandemia. Se Deus quiser, em abril do ano que vem estaremos todos reunidos, como era antes da Covid, na festa da nossa Mãezinha — concluiu a provedora da Irmandade.
Capa da Folha Dois deste sábado
Capa da Folha Dois deste sábado / Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]