João Ricardo C. Rodrigues
23/02/2021 17:28 - Atualizado em 23/02/2021 19:17
Por João Ricardo Correa Rodrigues - Enófilo e Embaixador Vinhos do Brasil pela ViniBraExpo
Seguimos a nossa viagem de enoturismo pelo Estado do Paraná em busca de vinícolas que cultivem uvas Vitis vinifera e elaborem vinhos finos.
No Oeste do estado, na cidade de Toledo, encontramos a Vinícola Dezem que desde 2005 vem elaborando vinhos finos nesse terroir bem específico de solo rico, inclusive em óxido de ferro, com uma insolação espetacular e boa amplitude térmica que influência positivamente resultando na produção de uvas com mais açúcar, cor e aroma.
Antes de iniciarmos a história da vinícola vamos ao trajeto, o ponto de partida foi a cidade de Cascavel que possui aeroporto com voos regulares vindos das principais capitais, o acesso rodoviário conta com uma excelente oferta de ônibus e boas estradas.
O percurso entre Cascavel e a vinícola foi realizado em 45 minutos, optei por alugar um carro pelo custo – benefício. O GPS guiou o trajeto perfeitamente.
A vinícola fica na região rural da cidade de Toledo na Comunidade de Concordia do Oeste. A Cidade de Toledo possui ótima infraestrutura com restaurantes e hotéis e possui atrativos turísticos caso se deseje explorar mais a região.
Bem vamos a visita!:
Ao chegarmos na vinícola fomos recepcionados pelo João Angheben, responsável pela elaboração dos vinhos e sobrinho do renomado professor e enólogo Idalêncio Angheben, e pela aspirante a sommelière Massayumi Takayanagui.
O nosso pacote de visita contemplava um tour pela vinícola e a degustação de 3 vinhos ao custo de R$30,00.
O Tour começou com a explanação do João sobre a história da vinícola, que é a realização de um sonho do proprietário, o empresário Amélio Dezem, que idealizou a vinícola com o propósito de elaborar produtos diferenciados e originais, que reflitam o conceito de terroir e apostou na região de Toledo para edificar a sua vinícola.
Após estudos do terreno, clima e outros fatores que caracterizam o terroir foram escolhidas as seguintes castas para a elaboração dos vinhos, entre as tintas: Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon e entre as brancas: Chardonnay e Malvasia de Cândia.
A vinícola é belíssima, o projeto arquitetônico com influência de vinícolas do velho mundo é de autoria do arquiteto e urbanista Ênio Perin.
Vinícola Dezem
A Vinícola possui cantina própria com equipamentos de última geração, sala de degustação e eventos, loja e uma cave onde os vinhos são amadurecidos em barricas de carvalho francês e americanos e depois envelhecidos nas garrafas em um ambiente com luz e temperatura controladas.
Cantina
Após conhecermos a área da vinícola fomos para a sala de degustação onde o João conduziu a degustação dos seguintes rótulos: Magne Malvasia - safra 2014, Atmo Cabernet Sauvignon - safra 2009 e Extrus Tannat safra 2012, todos são muito bem elaborados e equilibrados, a uva Malvasia de Cândia é rara no Brasil e tem demosntrado excelente pontencial nos vinhos da Dezem, o Cabernet Sauvignon e o Tannat são dois vinhassos que expressam muito bem o que estas castas tem para oferecer.
Cave Subterrânea
/
nino
Barricas de carvalho para o amadurecimento dos vinhos
Ao final tivemos um interresante e agradabilíssimo bate papo com o João e a Massayumi ao mesmo tempo em que apreciavamos todo o caldo das garrafas abertas.
Sala de degustação
Degustação de vinhos
Assim encerramos o nosso circuito de enoturismo pelo Estado do Paraná, em breve esperamos estar em novas paragens para dividir com vocês esse nosso Brasil de vinhos!!!