R$284 Mil para SãoJosédeUbá-RJ
22/07/2021 | 20h16
BNB DE PRIMEIRA
O governo federal liberou verba para a Prefeitura de São José de Ubá, município vizinho de Itaperuna, investir na área da saúde.
Foram entregues R$ 284.558,00, oriundos de recursos extra orçamentários solicitados pela deputada Daniela do Waguinho-MDB-RJ. Com esta grana a Prefeitura pode bancar assistência ambulatorial de média e alta complexidade.
 
Compartilhe
Titular da Tutela Coletiva Comemora Trabalho Intenso
22/07/2021 | 12h50
BNB DE PRIMEIRA
Chamado de O Incansável, Matheus Gabriel dos Reis Rezende, promotor público, aos 31 de idade, completou 1 ano como titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Itaperuna, mais precisamente em junho passado.
Antes, foi titular da 1ª Promotoria de Justiça junto à 1ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes e da 1ª Promotoria de Justiça de Itaperuna (ambas criminais com júri).
Além disso, é Promotor de Justiça substituto em quase todas as comarcas do Norte/Noroeste Fluminense.
Natural de Minas Gerais, entrou no MP em 22/12/2015, depois  formado na Faculdade de Direito Milton Campos em 21/12/2012, na cidade de Nova Lima-MG.
Um exemplo para quem estuda/estudou Direito e sonha com o Ministério Público.
Compartilhe
Ventania na Plantação de Pé-de-Secretário
22/07/2021 | 10h51
BNB DE PRIMEIRA
Segundo a blogueira e também metereologista política Flávia Pires, os próximos dias poderão ser de forte ventania na plantação de Pé-de-Secretário em Itaperuna.
A  cobiçada árvore, de muito prestígio mas de frágil porte, depende de muitos cuidados ou cai.
Compartilhe
Crossfit na 3ª Idade: Bom ou Ruim?
22/07/2021 | 08h03
BNB SAÚDE
Médico destaca o CrossFit na terceira idade
 
Prática consiste na realização de exercícios funcionais e busca se relacionar com movimentos do dia a dia, como subir em um ônibus, carregar compras e pegar objetos no alto do armário
 
Pode ser surpreendente quando se lê pela primeira vez, mas é verdade: o CrossFit pode ser uma modalidade muito benéfica para os idosos. Isto porque, embora seja uma prática intensa, ele ajuda a melhorar a densidade óssea, aumenta a força e garante mais agilidade para as tarefas do dia-a-dia.
 
“A qualidade de vida do idoso depende de autonomia para que ele possa executar atividades corriqueiras. Com as devidas adaptações, o CrossFit pode proporcionar isso, sem falar da sensação de bem-estar e do aumento da autoestima”, afirma o Dr. Paulo Szeles, ortopedista e médico do esporte com foco em lesões de CrossFit.
 
Conforme ele explica, a prática consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade. Os treinos possuem intensidade mais elevada do que outras modalidades, levando o corpo a trabalhar até seu limite.
 
“O mais interessante é que eles preparam o organismo para diversas situações, já que os exercícios funcionais estão relacionados aos movimentos que utilizamos no dia a dia, como subir em um ônibus, abaixar e levantar um objeto do chão, carregar compras, pegar algum objeto no alto do armário”, revela Dr. Szeles.
 
O CrossFit para idosos deve ser adaptado, respeitando as limitações de cada um durante os treinos. Os movimentos precisam ser adequados para os praticantes que possuem a mobilidade um pouco mais reduzida; a corrida não é tão intensa e os pesos são mais leves. “Mas a saúde dos praticantes continua sendo estimulada e a musculatura fortalecida”, diz ele.
 
Apesar dos benefícios, o médico lembra que, antes de iniciar a prática, é fundamental realizar um check up médico para prevenir lesões e detectar qualquer fator de risco que possa indicar problemas na saúde e a necessidade de adaptações para uma prática segura.
 
Dr. Szeles destacou alguns benefícios que o CrossFit pode trazer para os idosos:
 
 
 
Mais agilidade e flexibilidade
 
 
Os idosos tendem a perder força e flexibilidade por conta do próprio processo de envelhecimento, podendo gerar perda do equilíbrio, da coordenação motora e limitação articular. “Isso pode comprometer a independência dos movimentos, acarretando maior dependência do idoso e, consequentemente, uma redução da qualidade de vida”, diz o especialista.
 
O CrossFit atenua esses efeitos negativos por sua associação ao aumento da flexibilidade, redução das tensões musculares e prevenção de lesões e no auxílio no retardo da perda de força. Tudo isso potencializa a sensação de autonomia e de bem-estar, promove mais disposição e faz com que seja mais fácil realizar as atividades diárias.
 
 
 
Aumento da capacidade respiratória
 
 
Com o passar dos anos, nosso organismo perde um pouco da capacidade respiratória. Isso quer dizer que, quando envelhecemos acontece a diminuição da massa muscular também na região do tórax.
 
“A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, permitindo que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo. Esse contato possibilita uma troca gasosa essencial para a vida. Consiste, basicamente, na absorção do oxigênio pelo sangue a fim de, ligado à hemoglobina, ser transportado para todas as células do organismo. Sem falar que ele elimina o gás carbônico que as células produziram para gerar energia”, afirma o especialista.
 
No CrossFit, as atividades que envolvem repetições contribuem para o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória e cardiovascular. Ao melhorar esse desempenho, o idoso consegue imprimir mais esforço físico em sua rotina.
 
 
 
Intensificação da vida social
 
 
 
 
A interação social é um dos fatores que mais contribuem para a qualidade da saúde psicológica na terceira idade. Estimular a convivência do idoso por meio de atividades coletivas traz benefícios importantes para um envelhecimento saudável da mente e corpo, contribuindo para evitar distúrbios comuns nessa fase da vida, como a depressão.
 
“As atividades físicas coletivas, como o CrossFit, são uma excelente opção para manter o idoso ativo e enturmado”, afirma o Dr. Szeles.
 
 
 
Elevação da autoestima
 
 
A aposentadoria e a falta de rotina podem gerar desmotivação na terceira idade, que fica sem saber o que fazer com a falta de compromissos, objetivos e o tempo ocioso. Assim, tende a se isolar do convívio social e das atividades que costumava praticar, tendo sua autoestima prejudicada.
 
A prática de exercícios em grupo, como o CrossFit, pode ser uma excelente opção para elevar a autoestima, já que estimula a socialização, além de causar sensação de bem-estar pessoal, provocando impactos positivos neste quesito. “Incentivar o idoso a praticar exercícios trabalha a realização pessoal, promove o desenvolvimento de novas habilidades e faz com que ele se sinta mais independente e satisfeito consigo mesmo”, esclarece o médico.
 
O médico do esporte ainda reforça a importância de sempre treinar com supervisão de um profissional capacitado para a modalidade. “O acompanhamento do profissional de educação física habilitado para o CrossFit é tão essencial quanto o acompanhamento médico. Quando praticada de forma correta, a modalidade minimiza as lesões e ainda previne acidentes domésticos por falta de força muscular, completa o especialista.
 
Sobre Dr. Paulo Roberto Szeles
Médico com Título de Especialista em Medicina Esportiva e em Ortopedia e Traumatologia. Pós Graduado em Traumatologia do Esporte e Fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde também fez Mestrado em Medicina Esportiva com foco em lesões de CrossFit.
Atualmente é Médico da Seleção Brasileira de Basquete Feminino e coordena a Residência Médica em Medicina Esportiva da UNIFESP.
Já atuou como médico em grandes eventos Esportivos, como Copa do Mundo do Brasil (2014), Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa América de Futebol (2019) e Basquete (2009 e 2017), Campeonato Mundial de Basquete (2009 e 2010) e AmeriCup (2021), onde o Brasil foi medalha de bronze.
Compartilhe
XP Investimentos Vai Abrir Escritório em Itaperuna-RJ
21/07/2021 | 08h40
BNB DE PRIMEIRA
@ninobellieny
Vista pelo mercado como uma das maiores corretoras independentes do Brasil, a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A., espalha seu poder pelo país com um modelo de negócio considerável e moderno.
Um dos exemplos é o Invest Smart, maior escritório da XP Investimentos no Estado do Rio e de maior domínio brasileiro, com mais de 40 filiais.
O I.S. possui mais de 9 Bilhões de reais em investimentos e ganhou NPS 92, nota dada pelos clientes pela qualidade do atendimento prestado pelo Assessor de Investimentos, numa escala até 100. 
NPS ou Net Promoter Score, é um método de medida das possibilidades do cliente de uma empresa recomendá-la positivamente para amigos e conhecidos.
A partir de agosto deste ano, Itaperuna vai contar com uma agência da Invest Smart/XP, mas seus integrantes já estão atuando no município.
Equipe da Invest Smart
Equipe da Invest Smart / Fto divulg
 
Compartilhe
Aprovado projeto que isenta veículo recuperado
21/07/2021 | 04h16
BNB VEÍCULOS
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira passada, 13, o Projeto de Lei 5165/20, que prevê a dispensa o pagamento das taxas de remoção e estadia de veículo em depósito caso o veículo seja recuperado após crime de roubo/furto.
  
A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR), ao texto original do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA). Atualmente, pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o dono é obrigado a pagar os custos do pátio em qualquer situação.
 
A isenção será válida até o dia subsequente da notificação do dono sobre a localização do veículo em depósito – se localizado em outro município, esse prazo subirá para até sete dias. O dono poderá comprovar, com o boletim de ocorrência, que o recolhimento ocorreu em razão da recuperação após furto, roubo ou abandono na rua.
 
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição/Justiça e de Cidadania.
 
Texto extraído do site motorshow.com.br
Compartilhe
Ex-Candidato a Prefeito de Porciúncula participa de Live
20/07/2021 | 20h48
BNB URBANISMO
Com Cláudia Argento
O cientista político Bruno Kazuhiro, lançará no próximo dia 22/07, quinta-feira, no Instagram que leva o seu nome, ( Clique AQUI), às 19h, uma série de Lives com o objetivo de abordar questões relativas ao desenvolvimento do Estado do Rio Janeiro.
O primeiro convidado do programa Papo com BK,  será o arquiteto e urbanista Guilherme Fonseca.
O tema abordado será o Desenvolvimento do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
O arquiteto, nascido em Porciúncula, foi candidato pela primeira vez à Prefeitura da terra natal na última eleição, e embora não tenha vencido, obteve expressiva votação.
Fonseca quando presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, implementou inúmeras ações pelo Noroeste.
Compartilhe
Nova Identidade Funcional da PMERJ
20/07/2021 | 00h48
Por Juliana Oliveira
 
 A mudança na carteira de identificação de policiais militares, que passará a ter um código QR para armazenamento de informações, não é única na história da corporação. Em 2006, foi registrada a primeira alteração significativa.
 
 Policial militar durante mais de 30 anos, o deputado estadual Coronel Jairo (SDD) foi autor da Lei 4848/2006, que mudou a carteira funcional de PMs e bombeiros ao irem para a reserva.
 
A identidade profissional passou a registrar o posto ou graduação que os servidores ocupam na reserva, de acordo com seus vencimentos.
 
Agora, segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a nova carteira de identificação com código QR permitirá o armazenamento de informações como validade do documento e restrições judiciais e sanitárias. A novidade vale para ativos, inativos e pensionistas.
 
O elemento eletrônico ficará no verso do cartão e visa torná-lo mais tecnológico, para reduzir custos e ser sustentável. Além disso, a ideia é aumentar a segurança na identificação dos servidores.
 
Também haverá mudanças no material e na aparência da carteira, que deixará a cor alaranjada e adquirirá tons de cinza.
 
 
Compartilhe
Hospital Ganha 10 Leitos UTI-Covid
19/07/2021 | 20h16
BNB com Juliana Oliveira
 A mobilização de deputados estaduais para a abertura de mais vagas para tratamento de pacientes com Covid-19 em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, surtiu efeito: o Hospital São José do Avaí, referência na região, ganhou dez novos leitos.
 O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jair Bittencourt (PP), depois de reunião na última semana com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe; o prefeito de Itaperuna, Alfredão; o secretário de Saúde de Itaperuna, Marcelo de Ferreira; e Adriana Levone, assessora jurídica da pasta.
 Líder do PSL na Alerj, o deputado Charlles Batista também vinha cobrando ao governo estadual a ampliação do atendimento de pacientes com Covid-19 em Itaperuna. Através de indicação legislativa nº 5141/2021,  solicitou a disponibilização de mais leitos de UTI para o município.
 
 
 
 
Compartilhe
Por que tanta expectativa no outro? Parte 2:
19/07/2021 | 11h50
O processo terapêutico: Por que colocamos tanta expectativa no outro? Parte 2:
CAMILA PEÇANHA SANTOS LEITE
Colocamos muita expectativa no outro quando temos a ilusão que está nele nossa felicidade ou até mesmo nossas respostas, e, quando percebemos que isso não é verdade e não é nem saudável ter essa fantasia, tendemos a mudar.

Lembro de uma tirinha com dois personagens, onde um falava para o outro: "que você está triste eu entendo, só não entendo porque esta chateado comigo, já que foi você que criou a expectativa".

Criamos, idealizamos coisas e pessoas, quase sempre algo ou alguém que nem existe na realidade (só na nossa cabeça) e depois nos frustramos, nos decepcionamos com o "eu-real" daquele ser.

Não quero dizer que não podemos criar expectativas, não é isso!
Na realidade, o que não devemos é crer somente nesse devaneio: precisamos entender que a realidade poderá ser diferente do que esperamos e, usualmente será.

Novo "zeitgeist" é criado a medida que a população muda e espero que a visão de mundo da nossa época se renove no entendimento dos sentimentos e na aceitação, mesmo que isso seja a minha expectativa quase irreal das coisas.
Nesse ponto ouso sonhar!

Reflita com um de meus autores preferidos, o grande Rubem Alves:
"Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos".

Sempre há tempo para ressignificar e colocar mais expectativa em você mesmo.

Comece agora!

Instagram @camilasantos_psicologa
Compartilhe
Sobre o autor

Nino Bellieny

[email protected]