Cheias nos rios deixam regiões Norte e Noroeste em estado de atenção
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 23/02/2021 17:55
Após três dias, o estado de atenção toma conta de municípios do Noroeste Fluminense, desde a enchente na Bacia Hidrográfica do Rio Carangola, na Zona da Mata mineira. No Estado do Rio, a preocupação é que o município Bom Jesus do Itabapoana. Segundo a Defesa Civil, as águas do Rio Itabapoana passaram da cota de transbordo, na manhã desta terça-feira (23), atingindo a cota de 3,31 metros, quando a base de transbordo é de 2,10m. Em Campos, a Defesa Civil Municipal continua monitorando principalmente as áreas de Três Vendas e Ururaí, banhadas respectivamente pelos rios Muriaé e pelo Ururaí.
 
 
O nível de transbordo do Rio Ururaí é de 3,80m e atualmente se encontra com 3,36m. Por isso, o major Phillipe Nicácio, coordenador da Redec Norte, conta: “Estamos atuando de maneira incisiva no monitoramento e fazendo todo o esforço para atualizar e assessorar as Coordenadorias de Defesa Civil dos municípios e sobre qualquer precipitação pluviométrica que possa afetar as áreas já em estado de atenção”.
 
 
Enquanto isso a última medição do Paraíba, às 7h, registrou 7,82 metros, nível ainda dentro da normalidade, longe da cota de transbordo que é de 10,40 metros.
 
 
A Defesa Civil informou em nota que está em estágio de atenção, “monitorando todos os rios a montante (acima) que influenciam o nível do Muriaé e, consequentemente, do Paraíba. No momento, o nível do Rio Muriaé está acima do normal, mas ainda não afetou a localidade de Três Vendas. As medidas preventivas realizadas pela Defesa Civil em parceria com a Coagro, no último sábado, ajudaram a conter o volume de água que transbordou do Canal da Onça, em razão das cheias do Muriaé, evitando a inundação de Três Vendas”.
 
 
Além disso, a Defesa Civil ainda previu cerca de 25mm de chuva hoje em Campos.
 
 
Em Itaperuna também houve diminuição da cota. Ainda na última segunda-feira (22), o Rio Muriaé passava da cota de transbordo no município - com 4,72m de água. A cota do município é 4m. Pela manhã desta terça a água já havia baixado para 3,69m deixando a Defesa Civil local em estado de atenção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS