Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de ipês em Campos
05/06/2020 15:55 - Atualizado em 31/07/2020 20:51
O Dia Mundial do Meio Ambiente não passou em branco em Campos. A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental realizou o plantio de 10 ipês roxos na Avenida XV de Novembro, no Centro da cidade. Devido às medidas de combate ao novo coronavírus, não é possível realizar programação com público, como de costume, mas as políticas de conscientização ambiental seguem o ano inteiro.
A secretaria realizou estudos para definir as espécies de plantas mais adequadas a cada ponto urbano e realiza os plantios com base nesses diagnósticos. Apesar da impossibilidade de visitação do público, também seguem mantidos os serviços de manutenção de áreas verdes da cidade como o Horto Municipal e o Centro de Educação Ambiental. O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, ressalta que a prefeitura investe na proteção do meio ambiente, mas a principal necessidade é conscientização ambiental da população.
— Realizamos estudos para avaliar quais as melhores espécies de árvores para serem plantadas de acordo com a localidade e o ponto urbano. Nossos técnicos seguem essas diretrizes na hora do plantio em busca de uma cidade mais verde. Mas, vale lembrar que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental atua o ano inteiro. Entendemos que uma das maiores conquistas necessárias, neste momento, é a conscientização ambiental da população — diz Leonardo.
Com a menor circulação de pessoas em pontos públicos e impossibilidade de acesso em áreas específicas, devido às medidas de combate ao Coronavírus, o secretário ressalta ser possível ver a natureza se recuperar dos maus hábitos humanos. Ele cita, como exemplo, pontos como Lagoa de Cima, que recebe grande número de pessoas normalmente e acaba sofrendo com fogueiras e churrasqueiras.
— Ver pontos que sofriam com queimadas e cortes irregulares, por exemplo, se recuperarem mostra como era a ação humana que estava prejudicando essas áreas verdes. Além da fiscalização, é muito importante o trabalho de conscientização da população para lidar com a natureza de forma saudável. A consciência ambiental é a maior conquista necessária para a cidade — disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS