Ponte com afundamento e buracos na RJ 208 preocupa usuários
Ícaro Abreu Barbosa 03/06/2020 19:51 - Atualizado em 31/07/2020 20:52
Rodrigo Silveira
Frente aos diversos problemas encontrados nas vias rurais, um caso particular - a estreita ponte sobre o Rio Preto - na RJ 208, chamou atenção de leitores. A via liga a BR 101 a Lagoa de Cima, passando pelo bairro Tapera, no ponto que é conhecido como "Estrada da Tapera". A responsabilidade sobre a estrada, entretanto, recai sobre o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ). Além de tudo, também apresenta problemas no asfaltamento e mato alto nas laterais da pista, dificultando a visibilidade de quem dirige, pedala, caminha ou cavalga por lá.
Não é de hoje que a ponte tem apresentado um afundamento, facilmente identificado a olho nu, e um perigoso buraco logo em sua descida, causador de alguns acidentes fatais, de acordo com moradores. O movimento de veículos e caminhões de água sobre a ponte, cujo espaço restrito permite a passagem de um automóvel por vez, faz com que o desgaste seja ainda maior.
Wellington da Silva, de 34 anos, trabalhador rural em uma fazenda no lugar, conta que a situação é preocupante, até mesmo pelo risco de interromper a via para concerto e dificultar o acesso à Lagoa de Cima e propriedades estrada acima.
– A situação está assim há muito tempo, as pessoas até vem aqui tirar fotos e tentar denunciar, mas nunca acontece nada. A gente só fica preocupado de interditarem essa via, importante para nós que temos o pão de cada dia gerado do trabalho que fazemos deste lado da ponte – contou Carlos Santos, de 39 anos, também trabalhador rural, enquanto tocava algumas vacas um pouco mais a frente da ponte.
Em resposta a demanda da Folha da Manhã, o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro respondeu apenas que irá apurar a situação e as denúncias.
Outro problema que também incomoda é a altura do mato nas laterais das pistas. O fato trás empecilhos e preocupa quem tem que utilizar o trecho da RJ 208, conhecido por muitos como “Estrada da Tapera”, para suas atividades, como no caso dos ciclistas, bem como motoristas, que não pode se anteceder à situações inesperadas que possam aparecer devido à perda de visibilidade causada pelo mato, diminuindo as chances de uma reação para evitar um acidente.
O problema foi exposto no blog Ponto de Vista, por Christiano Abreu Barbosa, alocado no Folha 1. Lá, Christiano ressaltou: “Embora seja uma estrada estadual, cabe à Prefeitura de Campos tomar providências para que a limpeza seja feita e a segurança de trânsito seja restabelecida na estrada.”
Em nota, a Prefeitura de Campos disse que "a coordenadoria de Defesa Civil enviará equipe para verificação e encaminhamento de relatório a respeito da ponte em questão ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER)". 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS