Entulhos nas ruas atrapalham dia a dia
Mário Sérgio Junior 26/04/2020 09:12 - Atualizado em 04/05/2020 19:56
  • Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Entulhos em ruas de Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

Além de prejudicar a estética da cidade, o grande acúmulo de lixo e entulhos em ruas de Campos tem gerado a reclamação de moradores de diversos bairros. Segundo eles, o transtorno provoca a proliferação de roeadores, insetos e outros problemas que acabam interferindo na saúde da população.
Na rua Deputado Nelson Martins, no Parque Califórnia, o acúmulo é tanto que chega a ocupar metade da pista de rolamento. A via é de mão dupla e, por conta do monte de lixo, os motoristas são obrigados a andar na contramão para passar pelo trecho entre as ruas Manoel Gomes Pinto e Doutor Felipe Uébe.
— De vez em quando fazem a limpeza aqui, é sempre a mesma coisa. E o lixo acaba acumulando e atrapalhando o fluxo da rua. Sem contar que tem muito rato, urubu e fica cheio de mosquito — contou o mecânico Ronaldo Gomes, de 43 anos.
Na rua Saldanha Marinho, próximo à rua dos Goitacazes, o entulho atrapalha a passagem de pedestres na calçada. A mesma situação acontece na rua Riachuelo, próximo à rua Padre Ângelo Siqueira, no Turfe Clube, onde há até restos de sofás e muitos galhos de árvores.
Na área de Guarus, a situação também é motivo de queixa. Na avenida Professora Carmem Carneiro há inúmeros pontos de lixo acumulado pela calçada. Um deles está na esquina com a rua Araújo Silva.
— A situação aqui sempre se repete. Até fazem a limpeza aqui, mas passa pouco tempo e já tá tudo acumulado de novo. Semana passada estava até pior. Tem gente que joga até bicho morto aqui. Isso incomoda muito a gente — contou o serralheiro Jefferson Monção, de 58 anos, que tem uma oficina bem em frente ao monte de entulho.
Na avenida Zuza Mota, no Parque Alvorada, o problema também acontece. Um dos entulhos está inclusive próximo à entrada de um famoso salão de festas da cidade. Em outro há colchões e outros objetos descartados irregularmente.
Campos tem 8 pontos de descarte voluntário
Em nota, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental, através da superintendência de Limpeza Pública, informou que a concessionária responsável pelo serviço de limpeza e coleta no município intensificou o trabalho de retirada de inertes das vias públicas, que duplicou durante o período de isolamento social.
“Desde o início da quarentena contra o coronavírus, o volume coletado, incluindo Peves (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos) e descarte irregular, passou de 20 mil toneladas/mês para 40 mil toneladas/mês. Equipes estão percorrendo os locais onde há descarte irregular seguindo cronograma do órgão”, dizia a nota.
Para o descarte adequado de resíduos, o município conta os oito Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves), que evitam que aproximadamente 24 toneladas dos resíduos, gerados mensalmente, sejam despejados indevidamente nas vias públicas. Entre os Peves, estão Ecoponto Penha (av.Doutor Newton Guaraná); Caju (av. XV de Novembro ao lado do Cemitério do Caju); Zuza Mota (av. Zuza Mota, 335); Rui Barbosa (av. Nossa Senhora do Carmo); São Caetano (av. Anitta Peçanha); Julião Nogueira (rua Wilson Amaro de Freitas) e Flamboyant (rua Raul Escobar, prolongamento da rua Formosa), além do mais recente, no Farol de São Thomé (Rádio Velho, na rua atrás da Escola Municipal Farol de São Thomé).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS