Escritor e ilustrador macaense de 14 anos assina releitura de João e Maria
09/04/2020 18:58 - Atualizado em 04/05/2020 22:04
Divulgação
A pandemia pelo novo coronavírus adiou o lançamento físico do livro “João e Maria no coração da floresta”, uma releitura do clássico infantil assinada pelo escritor e ilustrador macaense Pacco Moreira, de apenas 14 anos. Inicialmente previsto para este mês, na escola de Bruno, o evento que apresentaria ao público sua primeira obra ainda não tem data definida. Mas, o editor César Oliveira, da Pébola Casa Editorial, encontrou uma alternativa para adiantar a venda, buscando enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus e levar uma opção de leitura a quem está cumprindo as recomendações de isolamento social.
Pelo método adotado, os interessados depositam o valor do livro e do frete (R$ 40 ao todo) na conta-poupança do autor (1001190-6, agência 0575, Bradesco, CPF 155.989.757-00, em nome de Pacco Moreira Ferreira). Após o envio do comprovante por WhatsApp para a editora, pelo número (21) 98859-2908, acompanhado pelo nome e endereço postal, o livro será entregue pelos Correios. Encomendas feitas em Macaé poderão ser entregues pessoalmente, no endereço indicado.
— Assim que o livro chegar da gráfica e a crise passar, vamos fazer vários eventos de apresentação com a presença do autor, comentando os motivos que a levaram a fazer esta releitura — disse o editor César Oliveira.
Pacco Moreira
Pacco Moreira / Divulgação
Interessado em contar histórias, Pacco Moreira se interessou pela de João e Maria para renovar a forma dos diálogos entre os personagens. “Este livro transporta a história de um conto antigo para um contexto mais atual. Afinal, ideias nascem o tempo todo. As histórias estão sempre evoluindo e mudando”, comentou ele. “Sempre haverá uma para ser contada. Seja em forma de livro, filme, teatro ou desenho. Pois as histórias são fruto de ideias. E as ideias nos fazem ser diferentes. E ser diferentes nos faz ser quem somos”, pontuou.
Professora da escola de Pacco, Camila Furtado fez elogios à obra.
— A clássica trajetória de João e Maria, contada há gerações, ganha um novo olhar e um rumo fascinante através da narrativa fluida e despojada de Pacco Moreira, além de suas belíssimas ilustrações. Após anos de convívio em sala de aula, não me causa surpresa que sua criatividade possa estar, enfim, sendo compartilhada com novos leitores; afinal, Pacco nos presenteia a todo momento com seu potencial artístico — afirmou Camila. — São desenhos deixados nos versos das provas, são contos capazes de nos tirar o fôlego, poemas de singeleza ímpar, como aquele com o qual logrou o título de vencedor em nosso Festival de Poesias, realizado na escola — complementou.
Outra professora de Macaé, Solange Cabral da Silva considerou que o livro pode ser usado em sala de aula, como atividade para interpretação e produção textuais, realização de resenhas, entre outras,como criação de teatro de fantoches e montagem de história em tirinhas ou peça teatral.
— Esse jovem escritor, Pacco Moreira, talentoso aos extremos, me surpreendeu com a apresentação das aventuras fantásticas, mostrando a sua riqueza de conhecimentos sob vários aspectos. Fala, com muita sutileza, sobre um ou mais tipos de tecidos, utiliza metáforas para expressar suavidade, delicadeza, classe, vaidade, sentimentos nobres. Um observador de mínimos detalhes que fazem a diferença — disse Solange. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS