Dicas de espetáculos teatrais disponíveis na internet
Matheus Berriel 07/04/2020 17:23 - Atualizado em 04/05/2020 20:07
"Ópera dos Malandros" está entre as dicas / Divulgação
Em tempo de pandemia pelo novo coronavírus, onde o isolamento social continua sendo a principal medida de prevenção, diversos grupos teatrais estão disponibilizando espetáculos na internet. Sem contar vários outros clássicos já oferecidos gratuitamente, mas que não recebiam devida atenção nas plataformas virtuais por falta de tempo e/ou pela grande quantidade de opções físicas nos espaços físicos, atualmente fechados. O diretor do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Fernando Rossi, a atriz Katiana Rodrigues e o o ator e gerente de artes e ofícios da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Pedro Fagundes, listaram sugestões no YouTube e no Vimeo durante a quarentena.
Dicas de Fernando Rossi:
 
 
“Os Miseráveis – O Musical” (2001) - Uma grande história de conflitos, amor e perdão, que conta a transformação de um homem condenado pela sociedade francesa, num dos maiores exemplos de honestidade e justiça. Nesta adaptação do clássico de Victor Hugo, dirigida por Helzer de Abreu, atores contam a história com muita emoção, alegria e paixão. Emocionante. Disponível em: https://youtu.be/6z7N2q5tpp0.
“Ópera do Malandro” (2003) - Espetáculo teatral criado por Chico Buarque em 1978. Esta é a versão “em concerto” feita pela dupla carioca Charles Möeller e Cláudio Botelho. O repertório de 25 canções inclui as que foram cortadas da versão original e seis composições criadas por Chico para o filme homônimo, dirigido por Ruy Guerra, em 1985. O dono da ópera aprovou o resultado. Disponível em: https://youtu.be/lkH0nPiF7mE.
“Beatles Num Céu de Diamantes” (2008) - Um fenômeno de Charles Moeller & Claudio Botelho. Foi apresentado em diversas cidades brasileiras, inclusive em Campos, no Trianon. Trata-se de uma revista musical com a obra dos Beatles. Sem exatamente um enredo único, mas apontando diversas pequenas histórias e situações interpretadas a cada canção. Disponível em: https://youtu.be/7EU59AYUmv8.
“O Fantasma da Ópera” (2016) - Musical é baseado no romance de Gaston Leroux. A trama gira em torno de um personagem misterioso que vive nas catacumbas de Paris Opéra. Todos têm medo dele, exceto Christine, a quem ele ama. Mas, por quem ela está apaixonada? Trata-se de uma história trágica de um músico talentoso que não pode encontrar seu lugar na sociedade por causa da sua aparência. Direção de Harold Prince. Disponível em: https://youtu.be/rZB6r0VTgeg.
Dicas de Katiana Rodrigues:
“Cyrano de Berinjela” (2005) - Adaptação infanto-juvenil da Artesanal Cia. de Teatro para o texto clássico “Cyrano de Bergerac”, de Edmond Rostand. Peça conta história de um poeta que nutre uma paixão secreta por sua prima Rosa e, por acreditar que ela jamais gostará dele, resolve ajudar o jovem e belo Cristiano de Rabanete a conquistar sua amada. Direção artística de Henrique Gonçalves e Paulo Rebello. Disponível em: https://vimeo.com/45984745.
“O Homem que amava caixas” (2011) - Adaptação da Artesanal Cia. de Teatro para a obra homônima do escritor australiano Stephen King. Sem nenhum diálogo, em uma tocante declaração de amor, a peça mostra como, através de brincadeiras lúdicas e do silêncio, pai e filho conseguem demonstrar o amor que sentem um pelo outro. Direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves. Disponível em: https://vimeo.com/92929984.
“Por que nem todos os dias são dias de sol?” (2016) - Obra infantil da Artesanal Cia. de Teatro em que quatro contos narram questões colocadas por crianças em uma pesquisa realizada pelo grupo sobre questões como amor, liberdade, vida, entre outras. Direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves. Disponível em: https://vimeo.com/198478222.
“Tatá - O Travesseiro” (2019) - Peça da Artesanal Cia. de Teatro utiliza a linguagem do teatro de animação, com bonecos, máscaras e teatro de sombras para contar um história quase que totalmente narrada em off. Direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves. Disponível em: https://vimeo.com/336937559.
Dicas de Pedro Fagundes:
“Hair – O Musical” (2010) - Versão de Möeller & Botelho para o musical “Hair”, escrito em 1967 por Gerome Ragni e James Rado e com música de Galt MacDermot. O musical se tornou um fenômeno e marcou época, tanto no exterior como em uma lendária versão nacional que impulsionou a carreira de artistas como a então estreante Sonia Braga. Disponível em: https://youtu.be/vCJAabp0_UU.
“A falecida” (2016) - Montagem do grupo Nósmesmos a partir do texto de Nelson Rodrigues, com direção de Adriano Bedim. Um show de interpretação, estética e visualidade da cena. É considerada a primeira de suas “tragédias cariocas”, que oferece um panorama de vários tipos urbanos e suburbanos do Rio de Janeiro. Disponível em: https://youtu.be/4xPf4GQHPYg.
“O julgamento de Lúcifer” (2015) - Segunda montagem da 3º Sinal Cia. de Teatro a partir do texto do poeta e escritor campista Adriano Moura, um livro que vale pela sagacidade e crítica. Na história, três líderes convidam um anjo decaído a assumir a responsabilidade por crimes praticados pela humanidade nos últimos 2 mil anos. Direção de Fernando Rossi. Disponível em: https://youtu.be/CagfFzvPKYU e https://youtu.be/4mV477avN68.
“Maria Minhoca” (2018) - Adaptação da peça escrita em 1968 por Maria Clara Machado. O texto não é, entretanto, uma obra datada, pois as situações apresentadas durante o espetáculo, como o pai autoritário da heroína, o amor que triunfa independente das proibições e a ajuda dos amigos para lidar com situações cotidianas, são existentes no cotidiano infantil. Direção de Bruno Sobral. Disponível em: https://youtu.be/BwkOfxJnkNg.
“Tatá - O Travesseiro” (2019) - Peça da Artesanal Cia. de Teatro utiliza a linguagem do teatro de animação, com bonecos, máscaras e teatro de sombras para contar um história quase que totalmente narrada em off. Direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves. Disponível em: https://vimeo.com/336937559.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS