SescTV disponibilizará documentários de 2019 em seu site
02/04/2020 14:56 - Atualizado em 04/05/2020 19:59
Webdocumentário
Webdocumentário "Paternidades" busca responder questões relacionadas ao assunto / Reprodução/Youtube
 
A partir desta sexta-feira (03), a SescTV disponibilizará em seu site os webdocumentários “Paternidades”, “O que é Normal?”, “O tamanho que o planeta é” e “Medo de sobrar, medo de sonhar”, todos de 2019, feitos em parceria entre o Sesc São Paulo e a Infame produtora, além do documentário “Nós Tantas Outras ”, também do ano passado, dirigido por Verônica Gabriel. Neste período de reflexões, as produções abordam temas que revelam a complexidade das relações do homem com a sociedade e o meio ambiente. 
A sociedade tem vivenciado enormes transformações nas relações dos pais com seus filhos. A que se deve essa mudança? O que torna um pai presente? Estas são perguntas que o webdoc “Paternidades” busca responder através de depoimentos de pais e especialistas no assunto. O filme integra a ação “Cuidar de Quem Cuida”, que abordou o tema em diversas programações realizadas nas unidades do Sesc São Paulo, de agosto de 2018 a abril de 2019, com o objetivo de refletir sobre as paternidades possíveis e reais, exercidas em repertórios econômicos e sociais distintos.
“O que é normal?” revela inquietações como as disparadas pelo dançarino e coreógrafo Marcos Abranches, sobre padrões. “Quando eu subi no palco, entendi quem eu era. Renasci e minha vida ganhou outro significado”, diz Marcos sobre sua atuação como ator em um espetáculo de dança. O filme procura dar visibilidade à participação das pessoas com deficiência na sociedade brasileira. Dez entrevistas, captadas entre novembro e dezembro de 2017, durante o Seminário Modos de Acessar e a Semana Inclusiva, orientam a discussão proposta.
“O tamanho que o planeta é”, por sua vez, traça, entre as trilhas da mata e da cidade, reflexões sobre educação, infância e natureza. O filme aborda experiências como pegar fruta do pé, brincar na terra, descobrir de onde vem a couve, entre outras, e o que todas estas experiências têm a nos ensinar, para além do que se vê nos livros ou nos quadros negros da escola. “Uma criança que brinca na natureza produz verbos que serão utilizados em sua vida adulta”, afirma a educadora Maria Amélia Pereira. O documentário foi inspirado no Seminário Latino-Americano Criança e Natureza, realizado em 2018 pelo Sesc São Paulo em parceria com o Instituto Alana.
“Medo de sobrar, medo de sonhar” foi criado durante o Seminário Jovens e Trabalho: Dilemas, Invenções e Caminhos”, em 2017. A obra apresenta relatos de jovens e adultos da periferia de São Paulo, compartilhando suas trajetórias de descoberta, aprendizado e entendimento do que é trabalho e suas possibilidades de realização pessoal. São compartilhadas histórias com a perspectiva de que há futuros possíveis e que eles podem ser a realização de sonhos. A produção inclui depoimentos de pesquisadores e especialistas na temática jovens e trabalho, como Regina Novaes, Andrea Assef, Maria Carla Corrochano, Helena Abramo e Daniel Kafuzo, entre outros.
“Nós Tantas Outras” é um registro expressivo do primeiro encontro Internacional homônimo, realizado em 2018, nas unidades do Sesc. O evento reuniu mulheres de 11 países para debater questões pertinentes ao feminismo e à representatividade. O feminismo negro também ganhou voz durante a produção, através das sociólogas Núbia Moreira e Edneia Gonçalves. A primeira chama atenção à causa das mulheres negras que, para além da opressão masculina, vivenciam a intolerância por parte de algumas mulheres brancas. Já Edneia ressalta a necessidade de trabalhar a categoria do feminismo negro como determinante para a construção de identidade. “A mulher negra tem a experiência do regime de luta coletiva desde o começo de sua existência”, afirma ela. O documentário conta ainda com a contribuição de mulheres de movimentos populares (ocupações) e transexuais que buscam respostas sobre a violência de gênero, sofrida principalmente de homens.
Fonte: SescTV.
"Nós tantas outras" tem depoimentos de mulheres sobre as suas lutas / Reprodução/Youtube

ÚLTIMAS NOTÍCIAS