Fwd: Escola de Artes de São Pedro da Aldeia incentiva alunos a praticarem atividades em casa
27/03/2020 15:42 - Atualizado em 04/05/2020 21:26
Vídeos de alunos praticando dança, música e teatro são compartilhados em rede social
Vídeos de alunos praticando dança, música e teatro são compartilhados em rede social / Reprodução/Instagram
Para minimizar os impactos do isolamento social contra o coronavírus, a Escola de Artes de São Pedro da Aldeia encontrou uma maneira divertida de driblar a distância física e estimular a produção artística dos alunos em quarentena. Lançada no Instagram, a campanha #EscolaDeArtesEmMovimento incentiva o compartilhamento de vídeos caseiros de dança, música e teatro, mostrando que, mesmo em casa, é possível praticar arte e se manter ativo.
De acordo com a coordenadora artística da Escola de Artes, Anna Fernanda Corrêa, a proposta é de formar uma rede de apoio digital até que as aulas voltem à normalidade.
— Essa ação foi uma forma de estarmos em contato e presentes, mesmo que não fisicamente, na vida dos alunos. Nesse momento, é muito importante estarmos ativos e nos alimentarmos de arte e de coisas boas, porque a reclusão também afeta um pouco a nossa saúde mental. Temos alunos multitalentosos e eles têm feitos vídeos bem criativos — destacou.
Aluna da oficina de jazz da Escola de Artes, Camila Alecio foi uma das primeiras a aderir ao movimento, apresentando um vídeo de dança coreana.
— Eu gostei muito de ter participado. Foi a primeira vez que gravei um vídeo assim e já estou treinando outras coreografias. Meu maior sonho é ser dançarina. E mesmo com o coronavírus lá fora, dentro de casa eu posso dançar — disse Camila, de 11 anos, estudante da rede pública municipal.
Ao todo, seis vídeos de alunos já foram repostados pelo Instagram da Escola de Artes, gerando novos conteúdos e estimulando a produção artística em âmbito escolar.
A dona de casa Juliana Aud também apoiou o #EscolaDeArtesEmMovimento. Do celular, ela gravou parte do ensaio do filho, Daniel, de oito anos, aluno da oficina de violão. “Achei essa iniciativa muito importante porque é uma forma de incentivar as crianças a continuar praticando. Estamos vivendo uma situação de turbulência, e nós, como pais e mães, temos que incentivar esse movimento, trazer jogos, brincadeiras, leituras e atividades diferentes para os nossos filhos dentro de casa — afirmou Juliana.
Para a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, a campanha digital tem sido uma forma de dar visibilidade aos talentos da cidade. “Nós, da gestão da Cultura, estamos muito felizes em ver a adesão dos alunos a esse movimento e por vê-los colocando em prática as suas vivências, seus talentos e tudo aquilo que aprenderam na escola. Nos sentimos muito orgulhosos”, comentou.
Rede de apoio — Paralelamente aos vídeos e às ações educativas no Instagram, a equipe da Escola de Artes tem mantido o vínculo com os alunos utilizando o WhatsApp, por meio do qual os instrutores encaminham conteúdo, textos, vídeos e trocam informações com suas turmas, organizadas em grupos.
— Tivemos pouquíssimo tempo de encontro antes da determinação de isolamento, então os grupos de WhatsApp têm sido ferramentas muito importantes e nos ajudado a manter a conexão, a proximidade com os alunos, e também para que a gente consiga manter o nosso comprometimento de afeto, atenção, responsabilidade e carinho com eles. Mais do que nunca, precisamos estar juntos — complementou a coordenadora Anna.
Atualmente, a Escola de Artes Municipal conta com cerca de 700 alunos inscritos, a maioria crianças e jovens, e oferece aulas gratuitas de teclado, violão, danças urbanas, dança do ventre, dança ritmos, pilates, alongamento, jazz, balé, sapateado, teatro e desenho. O projeto, criado pela Prefeitura, existe há mais de 10 anos no município, com vagas prioritárias a estudantes de escolas públicas.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS