Sesc RJ disponibiliza videoaulas gratuitas de dança em seu canal do youtube
26/03/2020 13:24 - Atualizado em 04/05/2020 20:16
Projeto AtiviSesc leva aos internautas atividades realizadas nos espaços físicos, atualmente fechados
Projeto AtiviSesc leva aos internautas atividades realizadas nos espaços físicos, atualmente fechados / Reprodução/YouTube
Em tempos de isolamento social, um projeto do Sesc RJ tornou-se uma ferramenta para manter em dia a saúde do corpo e da mente sem sair de casa. Criado em 2018 na esteira da profusão de canais on-line, onde influenciadores digitais dão dicas de inúmeros assuntos, o AtiviSesc tem sido buscado pelos usuários da instituição enquanto sua unidades permanecem fechadas, entre elas a de Campos, como medida de combate ao novo coronavírus.Nesta semana, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Antonio Florencio de Queiroz Junior, colocou à disposição do Governo do Estado a estrutura física das unidades do Sesc para o combate ao coronavírus.
O projeto AtiviSesc funciona no canal oficial do Sesc RJ no Youtube, mas também é compartilhado em outras redes, como o Facebook e o Instagram. A ideia foi levar para o ambiente virtual algumas atividades realizadas presencialmente em suas unidades. Até a última quarta-feira (25), os vídeos somavam quase 280 mil visualizações apenas no Youtube. No projeto, professores e instrutores ensinam aos internautas técnicas variadas em diversas áreas.
Entre os vídeos de maior sucesso, está uma videoaula gravada na unidade de Nova Iguaçu que ensina ritmos latinos, com 24 mil visualizações. Mas há também atividades semelhantes envolvendo charme, hip hop, forró, stiletto, samba de gafieira, dança do ventre e bolero.
O internauta também encontra atividades de condicionamento físico e relaxamento mental, como pilates, ioga e consciência corporal. Àqueles que se interessam por temas relacionados a decoração, paisagismo e alimentação, existem dicas para se criar uma horta em casa, cultivar frutas, lições sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs), kokedama (técnica de cultivo de plantas sem vaso) e movelaria.
#EmCasaComOSesc — Além do projeto sistemático, as restrições atuais motivaram a instituição a criar na semana passada uma ação semelhante, especificamente visando a este momento de isolamento. Trata-se do #EmCasaComOSesc, uma série de vídeos apresentados por professores com lições sobre atividades físicas (exercícios e alongamentos) e recreativas (jogos e brincadeiras), assim como dinâmicas que permitem a crianças, jovens, adultos e idosos exercitarem mente e corpo em período de reclusão. Também é possível encontrar dicas de turismo e orientações para ginástica laboral voltadas especificamente para o home office.
Sesc+ Infância — Outro projeto do Sesc RJ, o Sesc+ Infância, que oferece atividades no contraturno escolar para crianças com entre seis e 12 anos, não está funcionando presencialmente, mas segue firme por meio virtual. Através do Whatsapp, professores do Sesc enviam tarefas para os pequenos. Na turma de Niterói, por exemplo, uma criança desafia outra, em vídeo, com perguntas sobre o coronavírus. E-books criados pela turma da unidade Tijuca estão disponíveis para que as demais crianças imprimam e ilustrem. Também são sugeridos aos estudantes links com visitas virtuais.
O Whatsapp tem servido de ferramenta para a interação de crianças entre três e cinco anos, da educação infantil. Com o auxílio dos pais, as crianças cumprimentam-se e interagem por meio de áudios. Já os cursos de imersão em língua Estrangeira e de português, estes voltados a pessoas de todas as idades, estão acontecendo nas plataformas on-line, com atividades diárias como conversação, clube de leitores, leitura e redação, resumo de filmes, entre outras. O objetivo é manter, mesmo em quarentena, os vínculos entre os alunos e a saúde mental equilibrada. Em breve, um podcast chamado Voe com a Ciência, com temas científicos em linguagem adaptada para crianças, entrará no ar na plataforma Spotify.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS