Uenf decide reitoria nesta terça
Camilla Silva 16/09/2019 17:18 - Atualizado em 20/09/2019 13:50
O último dia de votação para eleger os novos reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) acontece nesta terça-feira (17), de 9h às 20h, no campus Leonel Brizola e, de 10h às 16h, no campus Macaé. O 2º turno está sendo disputado pelas chapas 10 e 11, formadas, respectivamente, pelos professores Raúl Ernesto Lopez Palacio/Rosana Rodrigues, que receberam 41,70% dos votos no 1º turno, e Carlos Eduardo de Rezende (Professor Carlão)/Juraci Aparecido Sampaio, que tiveram 28,52%. No sábado (14), a eleição ocorreu em 11 polos do Cederj. A apuração dos votos terá a presença de dois fiscais de cada chapa e acontece, ainda na terça, a partir das 21h.
Na última semana, os dois candidatos a reitor falaram no programa Folha no Ar da Folha FM. Raúl Palácio assumiu, na ocasião, que sua candidatura a reitor é uma continuidade do atual: “o professor (Luis) Passoni, porque ele representa talvez o principal incentivador para a gente entrar nesse pleito”. Ele garantiu que sua campanha “tem recebido muito carinho da comunidade da universidade, dos professores, dos estudantes, dos técnicos, e continuamos fazendo a nossa campanha limpa, colocando e debatendo ideias”. E apostou: “é isso no final que vai realmente fazer a diferença”.
Já o professor Carlão Rezende elencou como o principal diferencial da sua candidatura. “É muito nítida a diferença entre a minha candidatura a reitor e do professor Raúl Palacio, no que tange ao mérito acadêmico (…) A gente não pode colocar a eleição para reitor como se fosse uma mera candidatura política simplesmente (…) Infelizmente, acredito que o nosso erro se iniciou há um tempo atrás, na medida em que, por exemplo, o estatuto da Uenf prevê que para seja chefe de laboratório, você precisa ter reconhecimento científico na área. No entanto, para reitor, ele é omisso. Este é o ponto inclusive, caso eu venha a ser indicado (eleito reitor) pela comunidade, ele é um ponto a ser revisto (…) Nós não estamos lá (na reitoria) para sermos apenas gestores administrativos”, defendeu.
No 1º turno, a chapa 10 ficou com 41,70% dos votos, enquanto as demais chapas (11 e 12) empataram, com o percentual de 28,52% cada uma. A eleição teve um total de 1868 votos válidos, sendo 250 votos de docentes, 405 votos de técnicos e 1213 de discentes. Foram contabilizados 10 votos brancos e 26 votos nulos.
Cederj - As votações aconteceram, no último sábado, nos polos de São Fidélis, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Macaé, Friburgo, São Francisco de Itabapoana, Petrópolis, Itaocara, Miracema, São Gonçalo e Paracambi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS