Ex-morador de rua espera mudar de vida com curso profissionalizante
16/09/2019 20:21 - Atualizado em 20/09/2019 13:38
"O Curso de Panificação é minha esperança para voltar ao mercado de trabalho". A afirmação é do jovem Marcos André Martins, 38 anos, que está encontrando no curso de Panificação, oferecido pela Prefeitura de Campos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), uma esperança de mudança de vida, além de apoio, orientação, acolhimento e atendimento integral.
Ele frequenta as aulas às terças e quintas e, com apoio dos profissionais da Secretaria, também já fez o Curso de Salvatagem com o objetivo de embarcar, atuando em firmas prestadoras de serviço à Petrobras. "Com o que já aprendi, fiz uma cesta de café da manhã, com a ajuda dos funcionários da Secretaria, para fazer uma rifa a fim de ajudar a pagar o curso. Somente um empresário comprou 30 quando soube. Vendi tudo", disse.
Marcos foi encontrado pelas equipes de abordagens sociais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) dormindo em seu carro com defeito, pois, em razão de conflitos familiares, não tinha mais pra onde ir. "Desde as primeiras abordagens, eles me trataram muito bem. O Ederton, coordenador do Centro Pop, é um paizão pra mim. Ele quebrou minha resistência, pois eu não queria falar com ninguém. E, aos poucos, fui aceitando o apoio que eles me ofereceram", lembra Marcos que, atualmente, faz serviços ocasionais em um buffet, atuando no setor de churrasco.
Ele tem família em Itaboraí, está desde fevereiro vivendo em situação de rua e vem recebendo atendimento no Centro Pop e no Abrigo Noturno de Inverno. "O atendimento é excelente, estão me ajudando muito. Com esses cursos, eu quero fazer minha vida decolar".
De acordo com a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabiana Teixeira, o jovem é muito esforçado e está bastante empenhado. "Já estamos conversando com empresários do ramo para inseri-lo no mercado de trabalho. Estamos aguardando resposta de um comerciante essa semana", afirmou.
O coordenador do Centro Pop, Ederton Rossini, acrescentou que a unidade realiza cerca de 60 atendimentos diários, a maioria formada por homens. O órgão funciona na Rua Tenente Coronel Cardoso, 565, Centro.
— Oferecemos alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde), higiene pessoal (sanitários e chuveiros), espaço e sabão para lavagem e secagem de roupas, guarda de pertences, atendimentos e encaminhamentos pela equipe multiprofissional para rede de serviços públicos, inscrição/atualização CAD Único (bolsa-família e outros benefícios/programas sociais), retirada de documentos, encaminhamento para acolhimento, atividades coletivas e ligações telefônicas, entre outros serviços — informou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS