Tecnologias na educação
Matheus Berriel 16/09/2019 16:52 - Atualizado em 20/09/2019 13:30
Folha da Manhã
Começam nesta terça-feira (17), no Teatro Municipal Trianon, o II Seminário de Tecnologia e Mídias Digitais e a II Feira de Educação, Inovação e Tecnologias. Realizados de forma integrada pela secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Campos, através da Coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, os eventos reúnem cinco palestras, duas mesas redondas e 10 workshops ministrados por profissionais da SMECE e do Instituto Federal Fluminense (IFF). Até quarta (18), as palestras e mesas temáticas serão realizadas no Trianon. Já no último dia, quinta-feira (19), os workshops acontecerão no Espaço Maker, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
Aproximadamente 750 pessoas confirmaram participação, número considerado expressivo pela coordenadora do Programa Escola Conectada 3.0 da SMECE, Anna Karina Vieira de Azevedo, superando as expectativas iniciais.
— A grande parte dos professores tem um pouco de cautela em usar as tecnologias na sala de aula, porque acha que isso não deve estar entrando na sala ou que o aluno dispersa. Mas, eu acho que o fato de a gente ter um número tão expressivo de professores, acadêmicos, alunos das universidades e professores os professores da rede municipal, que são o nosso forte, o público que a gente mais quer atingir; nos deixa muito feliz, porque é seduzir o professor para vir conhecer, refletir e debater com a gente sobre isso — disse Anna Karina.
Ambos os eventos possuem o objetivo de ampliar o diálogo entre docentes, discentes e toda a comunidade acadêmica a partir de temas relacionados à educação, inovação, às tecnologias e novas metodologias, incentivando práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte as tecnologias digitais.
Os inscritos receberão um cartão com um QR CODE, um código de barras bidimensional que será escaneado pelos celulares da equipe do evento, dando informações sobre o participante.
A meta do II Seminário de Tecnologia e Mídias Digitais é ser um espaço aberto, colaborativo e interativo de atualização e construção de conhecimento. Além disso, o evento visa ampliar o diálogo e ser mais uma fonte de subsídios técnico-pedagógicos, que sirvam para inspirar práticas docentes mais eficazes e prazerosas tanto para professores como alunos dos diferentes níveis de escolaridade.
— Esse evento está se propondo a discutir o uso das tecnologias e mídias dentro da educação. Acho que a grande importância dele está exatamente nessa discussão: como os professores estão incorporando isso, discutindo isso com os alunos e fazendo um trabalho de inovação na hora da aprendizagem — pontuou Anna Karina.
Já durante a II Feira de Educação, Inovação e Tecnologias, haverá exposição de mais de 30 ações desenvolvidas nas unidades educacionais da rede pública municipal, também com foco na utilização das tecnologias no processo de aprendizagem dos alunos. Nela, será possível conhecer a atuação dos laboratórios e as ações desenvolvidas pelos mesmos, além de experimentar algumas das atividade.
Supco
Nos workshops da quinta-feira, o intuito será de tornar o participante protagonista no aprendizado, mesclando robótica, programação, tecnologias digitais e mão na massa. Estudantes e profissionais da educação terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma descontraída, estimulando o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e do trabalho em equipe. No ato da inscrição, realizada pela internet, cada participante escolheu um tema de workshop. Confira todos na programação abaixo.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
 
TERÇA-FEIRA - TRIANON
8h — Credenciamento
8h30 — Abertura
9h — Palestra “Conhecimento, contexto e a formação para mudar o mundo”, com Alber Neto
10h — Palestra “A escola criativa e os futuros da educação”, com Giselle Santos
13h — Credenciamento
13h30 — Reabertura
14h — Mesa redonda “Redes sociais: a mesa redonda do século XXI?”, com Rodrigo Florêncio, Dra. Rita Bicudo e as professoras Bárbara Breder e Ludmila G. da Mata
 
QUARTA-FEIRA - TRIANON
8h — Credenciamento
8h30 — Abertura
9h — Palestra “Cultura digital na sociedade contemporânea”, com Alex Maciel
10h30 — Mesa redonda “A formação do professor em tempos digitais”, com Carlos Henrique Medeiros, Shayane F. dos Santos, Gilmara Barcelos e Marcele Xavier; mediação de Anna Karina V. de Azevedo
13h — Credenciamento
13h30 — Reabertura
13h40 — Palestra “Aprendizagem criativa na sociedade digital”, com Alexandre Azeredo
14h40 — Palestra “Autores de novas tecnologias”, com Luemy Ávila e Rodrigo Caride
 
 
 
QUINTA-FEIRA - UNIVERSO
9h às 12h — Workshop “Uso de aplicativos educacionais para o ensino de ciências”, com Marcelle Manhães (IFF)
9h às 12h — Workshop “Do papel do game”, com Beatriz Julião Paes (SMECE)
9h às 12h — Workshop “Projetando holograma com material reciclado”, com Zanandreia Soares e Flávia Alves (SMECE)
9h às 12h — Workshop “Mapa conceitual: uma ferramenta pedagógica para docentes”, com Silvana da Silva de Azevedo Lima (IFF)
9h às 12h — Workshop “Aprendizagem criativa: vivências de atividades desenvolvidas na Escola Municipal Cláudia Almeida”, com Ana Claudia Peixoto da Silva (SMECE)
14h às 17h — Workshop “Ensino de música: práticas colaborativas mediadas por tecnologias digitais”, com Priscila Garcia de Sousa e Silva (IFF)
14h às 17h — Workshop “Educação para as novas gerações: desafios e oportunidades”, com Pedro Henrique Mendes - Agente InovAtiva (SMECE)
14h às 17h — Workshop “Recursos pedagógicos para sala de aula invertida: matemática financeira básica”, com Rosivar Marra Leite Sanches (IFF)
14h às 17h — Workshop “A realidade aumentada como possibilidade pedagógica”, com Luciana Gonçalves de Oliveira (IFF)
14h às 17h — Workshop “Metodologias ativas de ensino: estratégias e recursos digitais na potencialização do ensino-aprendizagem”, com Talita da Silva Ernesto (SMECE)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS