Padre Luis Carlos de Carvalho lança livro em Campos nesta sexta (13)
12/09/2019 18:30 - Atualizado em 20/09/2019 13:29
Foto: Virginia Lemos/Comunicação Santuário
Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o padre Luis Carlos de Carvalho lança nesta sexta-feira (13) em Campos seu livro “Edith Stein: João da Cruz — Teologia e Sociedade”. Publicada pela Artesã Editora, a obra apresenta a conjugação da teologia da filósofa e teóloga Edith Stein, de origem judia, edificada num momento crucial da sociedade europeia: o período Entreguerras e a dinâmica político-social que envolveram o Século de Ouro, o Século Sangrento e as primeiras décadas do século XXI. O lançamento está marcado para as 19h, no auditório padre Gabriel, no próprio Santuário.
No final de agosto, o padre Luis Carlos de Carvalho apresentou o livro ao público pela primeira vez durante o V Simpósio Internacional Edith Stein, realizado em Brasília. Na ocasião, já estava previsto um lançamento em Campos, até então ainda sem data definida.
No livro “A Ciência da Cruz”, Edith Stein apresentou a história de João da Cruz, reformador da Ordem do Carmo, conhecido como o Mestre da Noite Escura. Nas entrelinhas desta obra, Edith descortinou sua própria biografia espiritual, bem como sua concepção da pessoa humana e missão na sociedade. De forma metafórica, a autora contemplou em João da Cruz o drama existencial que ela estava vivendo no embate com o nazismo e na busca pela união nupcial com Deus.
Na noite escura da história, Edith Stein encontrou em Cristo a luz para enfrentar a rejeição social por ser mulher, enquanto somente homens eram aceitos como professores; por ser judia, no momento em que o partido nazista tomou o governo da Alemanha; e por ser cristã, num momento em que a proposta do Evangelho era suplantada pelo terror. Edith Stein e João da Cruz almejavam pela alvorada feliz, quando enfim encontrariam, aos pés da árvore da cruz, o Amor de suas vidas.
— Edith Stein lecionava filosofia na Alemanha e proferia conferências nos países circunvizinhos, tratando dos seguintes temas: na área pedagógica, sobre a estrutura do ser humano; na área social, sobre o papel da mulher na sociedade; e na área religiosa, sobre a atuação do leigo na Igreja Católica Educada na religião judaica, Edith Stein vive na adolescência uma crise que a faz se tornar indiferente à religião. Em busca de sentido para avida, a jovem embrenha-se nos estudos de filosofia — explicou o padre Luis Carlos. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS