Para ler e aprender
12/07/2019 18:25 - Atualizado em 21/07/2019 16:11
A partir de agosto, estudantes de toda a rede pública municipal de Campos terão maior contato com a história do conterrâneo Nilo Procópio Peçanha, primeiro negro a assumir a presidência da República. Iniciada em abril, a distribuição de exemplares da revista “Nilo Peçanha em Quadrinhos” nas bibliotecas das escolas será finalizada até o próximo mês, de acordo com a Prefeitura. Na tarde de quinta-feira (11), 180 livros foram entregues oficialmente no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Custódio Siqueira, no Parque Calabouço. A doação foi feita pelas lojas maçônicas Fraternidade Campista e Progresso à secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece).
Guiada pela coordenadora de língua portuguesa da Smece, Ana Raquel Pourbaix, a entrega oficial contou com a presença do idealizador do projeto, Nilson Macedo; do coordenador Genilson Soares; e do roteirista e ilustrador Rubens Matos do Couto. Também participaram da cerimônia os produtores Marcelo Paes Henrique e Luís Carlos Cunha, representando, respectivamente, as lojas maçônicas Fraternidade Campista e Progresso. Professores e o diretor da unidade, Felippe Barreto, receberam os exemplares junto aos alunos. Outra presença foi a do subsecretário pedagógico Rafael Damasceno.
— Comecei minha caminhada na literatura através dos quadrinhos, e tenho a certeza de que estes quadrinhos irão mudar a vida de alguém. Nilo Peçanha pensou além de sua realidade e, ao oferecer a história dele a vocês, dizemos que acreditamos que, com as ferramentas nas mãos, o céu será o limite — disse Damasceno.
Na opinião de Luís Carlos Cunha, a presença dos quadrinhos nas escolas é uma ferramenta facilitadora de ensino para as crianças.
— Sou de um tempo em que história em quadrinhos não entrava em sala de aula em hipótese alguma. Seria uma abominação. Não se entendia o uso desta ferramenta para o ensino. Hoje, o entendimento é outro, e podemos trazer este livro feito com muita dedicação até vocês. Mas, o que gostaria de dizer é: não parem por aqui. Deixem a curiosidade levá-los a se aprofundar na vida de Nilo Peçanha e em outros livros — disse o produtor.
Nascido na freguesia de Nossa Senhora da Penha do Morro do Coco, em Campos, Nilo Peçanha presidiu o Brasil de 14 de junho de 1909 a 15 de novembro de 1910, após a morte de Afonso Pena, tendo sido o primeiro negro a assumir o cargo. É considerado o maior estadista fluminense. A revista com sua história em quadrinhos foi lançada em novembro do ano passado, durante a 10ª Bienal do Livro de Campo. Estudante do Ciep Custódio Siqueira, Wesley do Espírito Santos, de 14 anos, aprovou a iniciativa.
— Gostei muito de terem feito a história em quadrinhos, porque assim fica mais divertido de ler. Eu não sabia que um campista tinha sido presidente da República. Agora, só de ouvir essa história, me dá uma emoção. Leva a gente a acreditar que nossos sonhos podem ser realidade se a gente focar em pessoas como essa — comentou Wesley.
Integrante da Academia Mirim de Letras e Artes do Rio de Janeiro, o aluno Luís Felipe Tavarez, oito anos, arrancou sorrisos e aplausos ao apresentar a história “Dore, o Campeão”, de Alcides Goulart, durante o evento da última quinta-feira. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS