Cultura afro no palco do Teatro Trianon
Jhonattan Reis 27/08/2018 18:25 - Atualizado em 31/08/2018 13:29
Teatro Trianon
Teatro Trianon / Divulgação - Supcom
Desfiles com vestuários da cultura afro serão a principal atração desta quinta-feira (30), na “Noite da Moda”, que acontecerá no Teatro Municipal Trianon, em Campos. O evento — promovido pela superintendência de Igualdade Racial (Supir), em parceria com a Fundação de Cultural Oswaldo Lima (FCJOL) e a Revista Atual — contará, ainda, com apresentações artísticas. A “Noite da Moda” começará às 20h e a entrada para convidados será 1 kg de alimentos não-perecíveis.
De acordo com a superintendente de Igualdade Racial, Lucia Talabi, o desfile afro é resultado de um curso intensivo para modelos, com inscrições gratuitas, que acontece na Supir.
— Os alunos tiveram, neste minicurso, não só noções de passarela. Também foi trabalhada, com eles, a questão da igualdade racial. No curso, houve foco na utilização da moda como mais um instrumento de combate ao racismo, abordando, ainda, com os alunos, toda a questão do pertencimento cultural, identidade, autoconhecimento e autoestima, sendo que quase todos eram jovens de baixo poder aquisitivo — disse ela, que explicou, também, que o curso teve duração de cerca de um mês e meio, com duas aulas por semana, e que o encerramento se dará com o desfile.
Lucia Talabi
Lucia Talabi / Divulgação - Supcom
Entre as atrações artísticas do evento está a apresentação do grupo de dança da Supir. Também haverá homenagens e nomeação da Garota e Garoto Campos. Além dos alunos do curso intensivo da Igualdade Racial, também irão desfilar outros modelos, segundo o diretor de eventos da Supir, Ricardo Silva.
— O evento contará com desfile dos modelos que participaram desse minicurso desfilando, mas, também, com desfile de modelos em geral. Entre eles, os da Revista Atual e os que detêm títulos, como o Garoto e Garota Farol, e Expoagro — falou.
O diretor de eventos da Supir explicou sobre a ordem das atrações:
— A abertura será com o grupo de dança dos alunos da Supir, que é coordenado pelo professor William. Depois, vamos ter o desfile afro, com os alunos do minicurso de modelos. Em seguida, teremos um desfile de moda crochê, com coreografias de Pedro Fagundes. Os modelos que têm títulos, como de Garoto e Garota Farol e Expoagro, desfilarão em seguida. Para encerrar o evento, haverá uma apresentação musical surpresa.
A Supir e FCJOL distribuirão os alimentos arrecadados para instituições assistenciais que prestam apoio a crianças. Ricardo Silva comentou, também, sobre a importância de o evento apoiar, além do combate ao racismo, a solidariedade.
— Focamos na moda, mas também na conscientização social de que as pessoas possam ajudar ao próximo. Temos certeza que os convidados irão se divertir, assistir aos seus familiares e amigos, em uma noite muito especial. O público poderá assistir aos desfiles de jovens que poderão brilhar, futuramente, no mundo da moda, assistir às apresentações artísticas e, ainda, ajudar pessoas que necessitam de ajuda, doando apenas 1 kg de alimento — relatou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS