Rafael Diniz toma posse na presidência da Ompetro
29/08/2018 20:35 - Atualizado em 01/09/2018 14:02
Em reunião realizada no município de Rio das Ostras nesta quarta-feira (29), a mesa diretora da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), que tem como presidente o prefeito de Campos Rafael Diniz, eleita para o biênio 2018/2019, foi efetivamente empossada. Na ocasião, prefeitos e representantes de oito municípios trataram ainda sobre recursos devidos pela União aos municípios produtores, realização de seminário sobre petróleo e gás e segurança, além do andamento das obras de duplicação na rodovia BR 101.
— Com responsabilidade e união, como administramos os municípios, nós prefeitos integrantes da Ompetro estamos regularizando a situação da instituição e após os ajustes administrativos necessários, a mesa diretora pode efetivamente ser empossada. Seguiremos com o nosso trabalho em prol do fortalecimento dos municípios e o desenvolvimento regional — disse Rafael Diniz, que informou ainda que a reforma do estatuto da organização está em andamento e a minuta já encaminhada.
Outro ponto importante da reunião foi a decisão da Justiça que negou liminar da União, em ação contra a Ompetro e ANP, que pedia o não pagamento dos valores devidos aos municípios produtores. “A partir de agora, poderemos dar prosseguimento na execução para receber esses recursos que são de extrema importância para esses municípios”, frisou Diniz.
Outra pauta do encontro foi o andamento das obras de duplicação da BR 101. A concessionária Autopista Fluminense, responsável pela via, respondeu ao ofício encaminhado pela Ompetro e informou quais trechos estão com problemas na continuidade da obra e ainda informou que a construção da Estrada do Contorno, em Campos, passa por estudo de viabilidade técnica. Ainda com relação à rodovia federal, o grupo vai agendar uma visita conjunta ao interventor da Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro, para tratar da segurança na BR, nas imediações de São Gonçalo.
Ainda em 2018, a Ompetro irá realizar um seminário sobre petróleo e gás e abordar temas como a revitalização dos campos maduros e cálculo da participação especial. O evento deverá ser realizado em Niterói.
Também participaram da reunião o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba; a prefeita de Carapebus, Christiane Cordeiro; os vice-prefeitos de Quissamã, Marcelo Batista, e de Armação de Búzios, Carlos Henrique Gomes; os presidentes das Câmaras de São João da Barra, Aluizio Siqueira; de Arraial do Cabo, Ayron Freixo e de Rio das Ostras, Carlos Afonso. De Campos, além do prefeito, também estavam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha; e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, e de São João da Barra, o superintendente de Petróleo, Gás, Ciência e Tecnologia, Welington Abreu, além do representante de Niterói, Fábio Sabença, entre outros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS