Após ser esfaqueado, Padre Élio segue internado em estado estável
Verônica Nascimento 29/08/2018 11:24 - Atualizado em 29/08/2018 16:12
Caso aconteceu no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Caso aconteceu no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Antônio Leudo
Padre Élio da Silva Athayde, de 82 anos, permanece internado em um hospital particular com um quadro de saúde estável e se recuperando, conforme informou a assessoria da Diocese de Campos nesta quarta-feira (29). O pároco teve um pulmão perfurado por uma facada, em um golpe desferido por um vigia de carros, dentro do Convento (Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), na manhã de terça (28). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), de onde foi transferido, na parte da tarde, para a unidade hospitalar particular.
A assessoria do HFM informou que, na unidade, "o padre passou por um procedimento de drenagem torácica, uma vez que foi atingido em um dos pulmões". Ao ser transferido para outro hospital, ele estava lúcido e estável. Segundo a Diocese, nesta quarta-feira, o padre fará nova tomografia para verificar como está o dreno do pulmão. "Tudo indica que até sábado, Pe. Élio estará em casa", disse em nota.
O crime causou comoção entre moradores da rua Visconde de Itaboraí, onde o Convento é localizado, e fiéis de diversas paróquias. O padre da Congregação Redentorista, que auxilia pastorais de diferentes paróquias, é apontado como um sacerdote dinâmico e bem-humorado.
O caso — De acordo com testemunhas, na manhã de terça, o vigia de carros foi atrás do padre, quando ele entrou no Convento, para pedir dinheiro. O pároco teria dito não ter nenhuma quantia para dar e, ao se virar, foi atingido por golpe de faca nas costas. Inicialmente, padre Élio acreditou que o golpe era um soco, mas pessoas dentro da igreja viram que a faca continuava cravada no corpo da vítima. O homem teria usado uma faca de serra para golpear o padre.
O agressor fugiu, mas foi perseguido por um funcionário do Santuário, que acionou a Polícia Militar e, por celular, informava a localização do suspeito, que acabou sendo preso na avenida Nilo Peçanha. Ele foi levado para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro) e, posteriormente, transferido para a Casa De Custódia Dalton Crespo De Castro.
O padre recebeu os primeiros socorros dos bombeiros dentro do santuário. No HFM, ele passou por exames e, em seguida, foi transferido para um hospital particular. Desde ontem, fiéis se revezam no hospital para acompanhar padre, que estaria se recuperando bem do golpe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS