Animais recolhidos não são sacrificados, diz Prefeitura
Jane Riberio 07/05/2018 20:45 - Atualizado em 08/05/2018 16:47
Antônio Leudo
A revisão no Código de Postura já é uma realidade no município de Campos. A Prefeitura anunciou que estuda modificar vários itens, entre eles, um trecho que prevê o sacrifício de animais recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e que virou polêmica nas redes sociais. A má interpretação do que será feito gerou dúvidas que foram esclarecidas pelo superintendente de Postura, Vitor Montalvão.
O atual código diz que os animais abandonados devem ser recolhidos das ruas pela municipalidade e, caso o dono não compareça em até 15 dias, o bicho será sacrificado. Mas isso não acontece na prática, segundo a Prefeitura. O CCZ realiza o trabalho de recebimento de animais em sua sede, que são, na grande maioria das vezes, cães e gatos abandonados. O órgão explicou que todos recebem tratamento adequado e ficam à disposição para a adoção no canil do CCZ.
A Prefeitura esclareceu também que os animais que dão entrada no CCZ são vacinados e recebem todo o tratamento necessário, de acordo com seu estado de saúde. Para evitar o crescimento da população interna do canil, os animais são castrados. No caso dos bichos encontrados nas ruas, é respeitado o prazo de cinco dias antes da castração para que os proprietários compareçam. “Queremos preservar a vida deles e por isso que vamos retirar esse artigo do código”, disse Vitor Montalvão.
Em nota, Prefeitura também informou que revisão do Código de Postura está em fase inicial, uma vez que a última foi realizada em dezembro de 2008. “Vários itens serão revistos, para maior resolutividade, entre eles, a questão de sacrifícios de animais que, embora conste atualmente no Código de Postura, não é praticado pela atual gestão. Inclusive este é um dos itens para serem retirados do Código. A Postura também busca o diálogo com a sociedade civil organizada, através de reuniões, inclusive para a atualização do Código”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS