Feijoada com tempero de quatro décadas
Jhonattan Reis 05/05/2018 15:15 - Atualizado em 07/05/2018 16:55
Feijoada da Folha
Feijoada da Folha / Folha da Manhã
As quatro décadas de existência do jornal Folha da Manhã — completados em 8 de janeiro último — serão tema da tradicional Feijoada da Folha, maior acontecimento sócio-empresarial da região, que chega à sua 27ª edição neste domingo (6). “Chegar aos 40 liderando o mercado não é mole não, ainda mais na atual conjuntura. A gente está muito feliz com essa celebração”, declara a diretora do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa. A partir das 13h30, as portas do Espaço Versailles — localizado na avenida Presidente Vargas, 263, Pecuária — estarão abertas para receber os 800 convidados que provarão o tempero do evento.
Desde 1992, Campos recebe, todos os anos, a receita especial da Feijoada da Folha. Diva explicou que o objetivo é reunir pessoas importantes para a comunidade local e regional em torno do tradicional prato.
Feijoada da Folha
Feijoada da Folha / Folha da Manhã
— E a nossa Feijoada extrapola os limites de Campos. É um evento que abrange toda a região Norte e Noroeste Fluminense. A fama dela (Feijoada da Folha) vai longe, tanto que há pedidos de convites de muitas pessoas de fora da cidade. E vai ser uma grande comemoração. Mais uma vez, reuniremos lideranças políticas, empresariais e culturais. O evento é um grande mix. E isso explica o seu nome, já que feijoada é um prato que se caracteriza por uma grande mistura.
A diretora do Grupo Folha — grupo que, além do jornal Folha da Manhã, conta com duas emissoras de rádio, sendo a Continental e a Jornal 820, de Macaé, o jornal online Folha1 e a PlenaTV, canal fechado — também comentou sobre a importância da Feijoada da Folha para o Norte e Noroeste Fluminense.
— (A Feijoada) vai muito além de uma forma de a gente comemorar os anos que se passam. O evento reúne pessoas, que trocam ideias, fazem negócios. É um ponto de encontro, um facilitador de comunicação, e não apenas um oba-oba. É uma festa muito desejada. São 800 convidados, mas, se a gente não tivesse um limite de pessoas, seria o dobro, porque a lista de pedidos é imensa. A cada ano que passa, vai tomando uma dimensão maior.
E a história da Feijoada da Folha é longa. A primeira edição do evento aconteceu em 1992, no Sesc Mineiro, em São João da Barra, para 80 convidados. Com o sucesso do evento, a Feijoada se repetiu nos anos seguintes. Em 93, ocorreu em Grussaí. Depois, foi realizado em Farol de São Thomé e em Macaé. Devido à logística, que envolve decoração, atrações culturais e vários serviços, começou a ser feita sempre em Campos, passando por vários lugares.
Feijoada da Folha
Feijoada da Folha / Folha da Manhã
Em 1995, a Feijoada da Folha teve seu recorde de público até então: 300 pessoas. O espaço foi o Salão Nobre do Jockey. No ano seguinte, o já tradicional evento ocupou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), local que é, até hoje, o mais longo endereço fixo da Feijoada, recebendo os convidados até 2006.
No entanto, o público voltou a crescer, desta vez para 600 convidados. O local do evento passou, então, a ser o Parthenon, em Guarus. Em 2011, já para 700 convidados, novo espaço: Clube Saldanha da Gama. Depois, a Estação Saúde figurou como a sede do evento até 2015.
As comemorações das Bodas de Prata da Feijoada da Folha, em 2016, aconteceram no Espaço Versailles, que tem capacidade para 1.000 pessoas, recebeu os convidados da Feijoada também no ano passado e será palco para a 27ª edição, este ano.
Desde sua 11ª edição, a Feijoada da Folha se veste de temas a cada ano. O primeiro deles foi “Copa do Mundo”, em 2006. De lá para cá, entre outros, estiveram nas temáticas dos últimos anos: “Revitalização da Lapa do Rio de Janeiro”, “Dorival Caymmi”, “Carmem Miranda”, “Tom Jobim”, “Centenário do Samba” e “Chacrinha”. Os 40 anos da Folha figuram o tema deste ano, estando o Espaço Versailles todo decorado por João Ibrahim.
Feijoada da Folha
Feijoada da Folha / Folha da Manhã
Além de ser o maior acontecimento sócio-político-empresarial da região, a Feijoada da Folha ainda tem responsabilidade social. Os convidados adquirem as famosas camisas da Feijoada da Folha doando cestas básicas, que, após o evento, são distribuídas a entidades carentes da cidade. No ano passado, 16 instituições de Campos e São João da Barra foram contempladas.
— Este apelo é bem importante neste momento difícil. Se a atual conjuntura não é fácil boa para as empresas, imagina para as entidades assistenciais — comentou Diva.
A 26ª Feijoada da Folha da Manhã tem como patrocinadores: Águas do Paraíba, Grupo MPE, Empresa Brasil e Radmed. O evento tem, ainda, apoio da Imbeg, Rogil Tours, RW Factoring, Grupo Superbom, Cervejaria 1500, Grupo Thoquino, Cachaça 7 Engenhos, Chicre Cheme, Cultura Inglesa e Alphaville.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS