Volta às Aulas - Meninas que levam educação a sério
Dora Paula Paes - Atualizado em 08/02/2025 10:44
Divulgação


Duas meninas de Campos. Duas realidades. Dois sonhos aliados à educação que movem seus passos. A estudante Eryka Pereira da Silva, que passou para cursar o Ensino Técnico no Instituto Federal Fluminense  (IFF), egressa da escola pública, está à todo vapor com seu projeto “Raízes do Saber”. Já Maria Valentina Belloni, estudante da rede particular, também de 15 anos, participou de uma Model United Nations conferences nas universidades de Yale e Harvard, nos Estados Unidos, no final de janeiro. As duas adolescentes são exemplos, hoje, para sua geração.

Eryka conseguiu 31 voluntários, inclusive com participação de professores, para o projeto “Raízes do Saber”, que serão mentores online. As inscrições serão abertas via Instagram, com mentorias gratuitas.

“Esse projeto educacional vai proporcionar cursos gratuitos e mentorias para estudantes que buscam informações no acadêmico. Por exemplo, na rede pública, nem todos os alunos sabem como passar em um processo seletivo, como fazer uma inscrição, coisas que para muitos são simples, muitos não sabem. Vamos orientar como entrar em uma universidade federal, estudar fora do país, participar de atividades extracurriculares, fazer trabalho voluntário, são coisas que muitos estudantes não sabem”, explica.
Em 2024, a estudante ficou em evidência após lançar um livro e, também, ter seu feito como tema de uma questão do próprio IFF. Ela ainda se destacou como delegada do Estado do Rio de Janeiro em simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro do Geomun'24.
Reprodução

Eryka comenta com orgulho do feito de outra estudante campista Maria Valentina. Sua história ganhou as redes sociais a partir de uma entrevista pela página @elielbarcelos, que tratou do seu embarque para a Model United Nations conferences.

Quem sabe diplomata no futuro, Maria Valentina participou do evento acadêmico que reúne estudantes do mundo todo em Yale e Harvard, para debates de pautas universais. Sobre os desafios, ela ressaltou: “Trabalhar minha confiança para esses eventos”, e ainda deixou como lição: “se joga, dê o seu máximo que a recompensa vem”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS