"Habemus Papam", o novo Papa foi escolhido
Pedro Henrique Figueiredo 08/05/2025 13:18 - Atualizado em 08/05/2025 13:20
Fumaça branca
Fumaça branca / Vatican News
Por volta das 13:10 a fumaça branca saiu da chaminé do Vaticano, nesta quinta-feira (8). “Habemus Papam”, ouviremos em poucos minutos. Provável que em uma hora o próximo Papa apareça na sacada de São Pedro. A Sé não está mais vacante.
É um dia histórico para os fiéis católicos e os católicos mais novos. Foi um Conclave rápido, os 133 cardeais escolheram o novo Papa.
“Fumaça branca! Os 133 cardeais eleitores reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, elegeram o novo Papa. Em breve, assomará ao balcão central da Basílica de São Pedro”, disse o Vatican News nas redes sociais.
Após definição do nome, o escolhido entra na Sala das Lágrimas acompanhado do cardeal camerlengo — responsável pela administração do Vaticano durante o período de transição e do mestre de cerimônias litúrgicas. Neste local, o pontífice tem um momento de reflexão, e veste a batina branca pela primeira vez. É onde ele deixa de ser cardeal e vira papa.
Agora o novo Papa dará a benção da sacada de São Pedro. Desde o pontificado de João XVIII, tornou-se tradição que o novo papa ofereça um jantar no dia de sua eleição aos cardeais. A ideia é promover um “encontro íntimo em família” e permitir que o novo pontífice passe um tempo de qualidade com os cardeais que o elegeram.
Não há confirmação de que o jantar ocorrerá esse ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]