O dia começou cedo para os fiéis católicos
Pedro Henrique Figueiredo 08/05/2025 10:08 - Atualizado em 08/05/2025 10:09
Chaminé
Chaminé / Vatican News
Hoje o dia começou cedo para os católicos brasileiros e de outras partes do mundo. Na manhã desta quinta-feira (8) os cardeais se reuniram antes das 8h (horário local) no Palácio Apostólico para celebrar a Missa e a Laudes na Capela Paulina. Em seguida, eles foram para a Capela Sistina às 9h15 para recitar a Hora Média e depois seguiram para a votação. O almoço será por volta das 12h30 em Santa Marta, às 15h45 a partida para o Palácio Apostólico, depois às 16h30 o retiro na Sistina com mais votações e, no final (por volta das 19h30), as Vésperas. Duas chaminés estão planejadas para os diferentes dias: uma no final da manhã, por volta das 12h; outra à noite por volta das 19h.
No dia de ontem, às 16h01 (horário de Brasília), a fumaça preta apareceu no primeiro dia de votação. Nesse meio tempo, cerca de 45 mil pessoas estiveram na Praça São Pedro com o olhar fixo na chaminé da Capela Sistina, habitada por algum tempo por algumas gaivotas que frequentemente monopolizavam a atenção da multidão. Uma praça colorida por bandeiras de diferentes países do mundo, iluminada pelos holofotes das câmeras, pelos flashes de muitas câmeras e pelos celulares dos peregrinos, fiéis e espectadores. Em alguns momentos, ouviam-se aplausos, gritos para enganar o tempo de espera, confrontos e hipóteses sobre o motivo de não haver fumaça.
Às 21 horas (horário local, Roma), a fumaça preta chegou. A praça recebeu a notícia com um rugido. Portanto, os cardeais votantes não escolheram o 267º Pontífice da história da Igreja.
Porém, hoje, quinta-feira (8) ainda não foi desta vez. Para o novo Papa ser eleito ele deve alcançar 2/3 dos votos dos cardeais eleitores. A indicar, a fumaça preta que saiu da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina por volta das 11h50, sob o olhar das cerca de 12 mil pessoas presentes na Praça São Pedro, tudo isso em frente das câmeras e lentes de jornalistas do mundo inteiro.
Concluídas as votações da manhã, os cardeais retornam à Casa Santa Marta e às 15h45 novamente o traslado para o Palácio Apostólico, para mais uma rodada de votações na Capela Sistina. Prováveis horários da fumaça: após as 17h30 e por volta das 19h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]