Campos terá diversos mutirões para combater o Aedes aegypti
- Atualizado em 28/04/2022 19:32
Mutirão do CCZ
Mutirão do CCZ / Subcom Campos
Para complementar o trabalho preventivo de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado diariamente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) preparou um cronograma de mutirões de limpeza que serão realizados durante os próximos 50 dias, a contar do primeiro que acontece nesta sexta-feira (29), no bairro São Salvador. O objetivo é identificar potenciais criadouros e eliminar focos do vetor, que é responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.
Durante as ações, os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) irão percorrer imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e espaços públicos para orientação à população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, recolhimento de inservíveis, colocação de tela em caixa dágua. Também será realizada aplicação de larvicida, quando necessário, bloqueio aeroespacial com bomba costal.
“Nosso objetivo é vistoriar mais de 13 mil imóveis em oito bairros e eliminar o maior número possível de criadouros do mosquito. Esses mutirões serão realizados nos bairros que apresentaram alto índice de infestação durante o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti)”, explica o diretor do CCZ, Carlos Morales.
Os mutirões serão realizados uma vez por semana. Nos bairros não contemplados serão mantidas as visitas domiciliares de rotina. Em ambas as ações, os agentes estão devidamente uniformizados e identificados com crachás, inclusive com QRcode.
“Mais uma vez identificamos que 80% dos focos estão dentro dos imóveis e, por isso, buscamos principalmente orientar a população e reforçar a necessidade dos moradores de manter suas casas, quintais e ruas livres de recipientes que acumulam água e, consequentemente se transformem em criadouros do mosquito”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCD).
Confira a data e bairros que receberão os mutirões:
29/04 – Parque São Salvador
Local de concentração – Em frente ao Colégio 29 de Maio
06/05 – Parque Riachuelo
Local de concentração – Em frente ao Colégio Visconde do Rio Branco
13/05 – Parque São Caetano
Local de concentração – Praça do Parque Santo
20/05 – Caju
Local de concentração – Praça em frente o Cemitério do Caju
27/05 – Tapera
Local de concentração – Em frente ao Posto de Combustíveis BR Distribuidora
03/06 – Turf Club
Local de concentração – Em frente ao Educandário São José Operário
10/06 – Parque Dom Bosco
Local de concentração – Praça ao lado do Colégio Salesiano
17/06 – Parque São Clemente
Local de concentração – Em frente ao Colégio 29 de Maio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS