Vereadores de oposição visitam escola e falam em cenário de guerra
08/03/2022 19:43 - Atualizado em 08/03/2022 20:54
O ano letivo presencial para cerca de 350 alunos da Escola Municipalizada Alcindo Bessa, em Campos, deveria ter iniciado nesta segunda-feira (07), conforme anunciou o prefeito Wladimir Garotinho. Mas, o que os 11 parlamentares (do grupo de oposição ao governo) encontraram nesta terça-feira (8) foi um cenário de guerra. Vidros das janelas quebrados, forro das salas deteriorado, rede elétrica exposta, mobiliário destruído e mato alto. Na segunda, os vereadores Bruno Vianna e Maicon Cruz já haviam visitado outras unidades de ensino e detalhado a situação crítica.
O vereador Raphael Thuin ficou assustado com a falta de respeito não só com os estudantes, mas com toda a equipe de profissionais de educação que não têm condições de estar no local para trabalhar. "Os prejuízos pedagógicos são imensos, depois de dois anos da pandemia da Covid-19, onde as aulas presenciais estavam suspensas, os mais de 350 alunos não puderam retornar às atividades educacionais. Mais um prejuízo para as crianças e os familiares" destacou Thuin.
Nessa segunda-feira (7), dia marcado para o retorno presencial total da rede municipal, o vereador Bruno Vianna esteve em diversas unidades, entre elas a Creche Escola Jocinéia da Silva Borges, no Novo Jóquei.
"O cenário é caótico. Abandono é a palavra que resume a Educação da nossa cidade. Prédios sucateados, falta de água, energia, problemas na parte elétrica, falta de alimento, entre outras coisas. Mesmo depois de tanto tempo sem aulas presenciais, muitos alunos não puderam retornar para as creches e escolas. A Prefeitura teve 1 ano inteiro e mais 2 meses para olhar pela Educação, uma das áreas mais afetadas pela pandemia, e nada fez", ressaltou o parlamentar.
Nesta terça, após a fiscalização com os outros dez vereadores, Bruno Vianna cobrou do Executivo a prioridade no atendimento à Educação. 
"Seguindo as fiscalizações nas unidades escolares de Campos, hoje visitamos a Escola Municipal Dr. Alcindor Moura Bessa. Nossa luta é pela garantia de uma Educação digna para nossas crianças. Infraestrutura é o mínimo que o poder público deve oferecer. Educação é prioridade e nossa cidade precisa de desenvolvimento", finalizou.
Nildo Cardoso também comentou: "A situação está uma vergonha. Uma escola tão importante no bairro do Turf Club é uma lástima que esteja nessa situação". Outros parlamentares também usaram suas redes sociais para mostrar indignação. "Depois de dois anos, os alunos retornam à escola sem nenhuma condição de acolhê-los", chegou a postar o vereador Fred Machado. 
Os vereadores confirmaram o compromisso de continuar fiscalizando esse descaso com a educação e solicitando providências imediatas para garantir o direito das crianças e adolescentes campistas que precisam recuperar o tempo que ficaram fora da sala-de-aula. Segundo eles, o atual governo teve 12 meses para recuperar as unidades escolares do município. Mas, isto não aconteceu, mesmo com a Educação tendo uma verba de R$ 400 milhões.
Na visita, estiveram presentes os vereadores Marquinhos Bacelar, Raphael Thuin, Nildo Cardoso, Fred Machado, Bruno Vianna, Helinho Nahim, Anderson de Matos, Marquinho dos Transportes, Igor Pereira, Maicon Cruz e Rogério Matoso.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS