SJB é a última cidade da região a iniciar a vacinação infantil contra Covid
- Atualizado em 24/01/2022 15:20
São João da Barra inicia nesta terça-feira (25) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O município só fez o anúncio oficial nesta segunda-feira (24) e vai ser a última cidade da região, junto com São Fidélis (que havia anunciado a data desde a semana passada), a começar a imunização infantil. Serão priorizados inicialmente portadores de comorbidades e deficiência e a aplicação acontece mediante agendamento. O atraso, em relação ao municípios da região, acontece justamente no período em que a prefeita Carla Machado (PP) desaconselhou a imunização infantil e repercutiu negativamente na mídia nacional, ao defender teses sem embasamento científico. Ainda de acordo com a prefeita, um medicamento fitoterápico será disponibilizado para aumentar a imunidade das crianças. Na publicação oficial sobre o início da vacinação, o município alega que só é possível “com a chegada dos insumos necessários (seringas e agulhas específicas)”.
O cadastro para o agendamento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na unidade de saúde de residência, com o pai ou responsável apresentando documento de identificação, comprovante de residência e, em caso de comorbidades ou deficiência da criança, documento que comprove a condição.
O município segue também aplicando a dose de reforço em toda população acima de 18 anos com o esquema vacinal primário completo (primeira e segunda doses ou dose única), além da segunda dose e repescagem para a primeira dose.
De acordo com o Ministério da Saúde, São João da Barra possui 3.350 crianças na idade entre 5 e 11 anos, que é a faixa estabelecida para receber a vacina pediátrica contra a Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]