Félix Carneiro, o Felinho, é homenageado dando nome à Casa de Cultura do Farol
- Atualizado em 18/01/2022 18:28
Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, no Farol
Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, no Farol / Foto: Subcom
No último domingo (16), a praia do Farol de São Thomé, em Campos, voltou a contar com um equipamento cultural fixo. Trata-se da Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, inaugurada pela Prefeitura após reforma do espaço onde funcionou a Biblioteca Municipal Nilo Peçanha. O nome do equipamento é uma homenagem ao ator, diretor e ativista cultural Felinho, falecido em 2008. Irmão de Félix, o coordenador artístico do Teatro Municipal Trianon, Pedro Carneiro, esteve presente na cerimônia de abertura do equipamento.
Durante a sua atuação em eventos culturais e de entretenimento, Félix da Silva Carneiro ficou marcado por ser o locutor de muitas atrações durante os verões na praia campista. Foi ele o responsável por popularizar a expressão “Alô, Farol”, até hoje falada pela população local e por turistas.
— Todo mundo que vem para o Farol, até mesmo sem saber de quem é o bordão, fala “Alô, Farol” — disse o prefeito Wladimir Garotinho. — Lembro de quando meu pai (Anthony Garotinho) era prefeito de Campos e trouxe Moraes Moreira para cantar aqui no Farol, e não deu ninguém. Foi em uma conversa entre Garotinho, Moraes Moreira e Felinho que surgiu a ideia de trazer o trio elétrico para o Farol, e deu certo, pois foi quando começou a vir o desenvolvimento para a praia — completou.
Segundo Wladimir, a Casa de Cultura do Farol não teve custos para a Prefeitura. A reforma do espaço foi idealizada pela Macterra Construções, por meio do Programa Amigo da Cidade. Esta mesma construtora vai reformar a Casa de Cultura de Goitacazes, a partir de fevereiro, e realizar a pintura da parte interna do Trianon.
Administrada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro sediará uma unidade da Biblioteca Nilo Peçanha, além de receber diversos projetos. Começou nessa terça-feira (18) uma agenda de atividades que integram a programação de verão da Prefeitura em parceria com o Sesc-RJ.
— A Casa de Cultura Félix Caneiro abre suas portas para receber uma oficina de macramê do artesão Yuki Satou, com aulas às 10h e às 16h. Das 10h às 17h, teremos o projeto “Vem de Artesanato”, com uma exposição de criações de artesãos do município. Esperamos pelo público — convidou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas. Outros projetos serão desenvolvidos durante o ano.
Além do irmão de Felinho, Pedro Carneiro, também participaram da inauguração do espaço artesãos e um amigo do homenageado, Sérgio Alvarenga, companheiro no movimento teatral desde a década de 1970. Entre as autoridades, estiveram presentes a vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos; a diretora-executiva de Artes e Culturas do mesmo órgão, Kátia Macabu; e os vereadores Cassiano Tavares e Marcione da Farmácia. Uma foto de Felinho foi colocada no local.
Tenda cultural — Também no Farol, começou na segunda-feira (17) a montagem da Tenda Cultural do “Verão de todos nós”, que terá atividades de terça-feira a domingo durante a estação.
— Estamos com uma programação que buscará entreter a todas as faixas etárias nas próximas semanas. A volta da Tenda Cultural era um sonho antigo dos veranistas, e, em 2022, o espaço está de volta — comentou a vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos. 
Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, no Farol
Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, no Farol / Foto: Subcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS