Campos encerrou 2021 com mais de 5 mil novos MEIs
06/01/2022 11:03 - Atualizado em 06/01/2022 11:08
Abertura de novos MEIs
Abertura de novos MEIs / Divulgação - Subcom Campos
De janeiro a dezembro de 2021, Campos ganhou 5.190 novos Microempreendedores Individuais (MEIs). Desde agosto, os números já haviam superado os de 2020, quando 4.708 novos MEIs foram inscritos. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) de Campos lembra que já está aberto o prazo para a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI), feita uma vez por ano. O prazo é até o dia 31 de maio. Por meio da DASN, são informados os valores totais das vendas/prestações de serviços do ano anterior, mesmo que ainda não tenha recebido estes valores.
Com esses números, Campos é o município do Norte Fluminense que mais inscreveu novos microempreendedores. No estado do Rio, o município está em 8º lugar no ranking. De acordo com pesquisa feita pela secretaria, Campos tem mais que o dobro do total de inscritos em Macaé, também no Norte Fluminense. À frente de Campos estão os municípios do Rio, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti e Belford Roxo.
— Em tempo de pandemia, muitas pessoas tiveram que se reinventar e o empreendedorismo foi um grande aliado para nossa economia, além de ter sido uma alternativa para quem quis colocar uma boa ideia em prática e garantir a renda da família. Estamos muito felizes com os resultados de Campos, porque foi um conjunto de ações: mais de 5 mil novos empreendedores, abertura de novas empresas e saldo positivo de empregos, o que sinaliza uma recuperação do cenário econômico. Ainda temos um caminho a percorrer, mas foi 2021 nos trouxe dados muito positivos de recuperação econômica — informa o secretário Marcelo Mérida.
DASN — O subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Felipe Knust, destaca que a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano. “Caso extrapole o limite permitido de faturamento do MEI, será preciso buscar o apoio de um profissional de contabilidade e realizar seu desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como Simples Nacional”, explica.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS