Primeira morte por Covid em Campos completa um ano na pior fase da pandemia
Dora Paula Paes 10/04/2021 09:53 - Atualizado em 10/04/2021 10:02
Centro de Controle do Coronavírus
Centro de Controle do Coronavírus / Genilson Pessanha
O comércio em Campos irá reabrir na segunda-feira (12), após 23 dias fechado, mas com horários diferenciados dentro das medidas de flexibilização. O novo decreto, de sexta-feira (9), mantém a Fase Vermelha. Antes, no domingo (11), o município lembra a primeiro óbito em decorrência do Covid-19: o caminhoneiro, Hudisson Pinto dos Santos, que morreu aos 39 anos. Praticamente, um ano depois, o país vive a pior fase da doença e Campos tem 938 mortes. A esperança vem a conta-gotas com a chegada, nesta sexta, de mais 11 mil doses de vacinas para atender ao calendário.
As novas determinações do decreto foram discutidas durante reunião do Gabinete de Crise de Combate à Covid-19 e contou com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, entidades ligadas ao comércio e outras representatividades da Sociedade Civil Organizada.
Os shoppings e o comércio em geral poderão funcionar de segunda a sexta-feira, obedecendo os protocolos “Regras da Vida” como o uso de máscara e álcool 70%, além de respeitar o limite de capacidade. Os shoppings funcionarão de meio-dia às 20h, ficando permitidas as atividades da praça de alimentação e dos quiosques de venda de alimentos, apenas, através de “take-away” e “delivery”, sendo proibido o consumo dentro do estabelecimento, assim como os restaurantes em geral. Já o comércio em geral pode funcionar das das 9h às 16h. As academias funcionarão das 6h às 20h, mantendo os cuidados estabelecidos no decreto.
Ainda, de acordo com o decreto, está vedada a presença e o trânsito em vias e equipamentos públicos entre as 22h da noite e às 5h da manhã, exceto dos profissionais que atuam em serviços essenciais ou em situações de emergência.
Continua proibida a permanência na areia da praia, em cachoeiras, lagoas e rios, incluindo prática de esporte, banho e qualquer atividade econômica nestes locais.
Crianças menores de 10 anos não poderão entrar em estabelecimentos liberados para funcionar, como farmácias (24 horas) e os que comercializem alimentos, como mercados e supermercados, conforme Artigo 2º do decreto, onde deverá ser respeitada a capacidade de 50% da lotação e o funcionamento permanece até às 20h.
Luta por leitos — O prefeito Wladimir Garotinho voltou a observar a luta de todos os prefeitos nesta batalha contra o vírus. “Tem sido uma batalha de hora em hora para conseguir remédios, uma batalha de todos os prefeitos. A população não pode deixar de fazer sua parte”, disse.
Wladimir disse que as equipes técnicas da prefeitura têm trabalhado incansavelmente para enfrentar a pandemia, gerando resultados: “Até domingo teremos mais 10 leitos de UTI abertos e na semana que vem serão outros 10 leitos de UTI, fora os 10 leitos abertos na semana passada. Então, Campos conseguiu em 15 dias abrir 30 novos leitos de UTI”. O prefeito disse que na última semana foram abertos 13 leitos de clínica médica e na próxima semana serão mais 49 novos leitos de clínica médica, completou o prefeito, lembrando que em duas semanas estão sendo, então, ofertados 62 novos leitos.
Motivo de muitos questionamentos, o blog Ponto de Vista, na Folha 1, explicou a matemática da fila de espera por um leito (nessa sexta-feira eram 53 pacientes esperando vaga), quando o município mostra os números e a ocupação não está em 100%. Segundo ele, isso ocorre porque um ou outro leito da rede particular vagou. A regulação é do Estado.
Corte de água — Nessa sexta, o decreto 119/2021 também impede o corte de água por inadimplência pelos próximos 60 dias, no município. Ao findar esse prazo, o consumidor poderá parcelar o débito.
Oxigênio — A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José, em Goitacazes, terá uma usina própria para produção de oxigênio. A meta é oferecer 250 litros por minuto de oxigênio, o que significa atender a 20 leitos de UTI Covid-19.
Município recebe mais vacinas
Wladimir e Paulo Hirano receberam mais doses da vacina
Wladimir e Paulo Hirano receberam mais doses da vacina / Genilson Pessanha
O município de Campos recebeu, nesta sexta-feira (09), mais 11.563 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 5.333 são da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e 6.230 são da AstraZeneca/Oxford. Além das doses, o município também recebeu insumos para intubação de pacientes com Covid-19 em estado grave.
Com as novas doses, a vacinação no município poderá ser ampliada para outras faixas etárias. O material foi recebido pelo prefeito Wladimir e pelo subsecretário de Saúde, Paulo Hirano, no aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Cronograma — Já neste sábado (10) serão vacinados os homens com 69 anos ou mais e, no domingo (11), as mulheres com 68 anos ou mais.
A meta é vacinar até o dia 18 de abril todos os idosos de até 65 anos. A secretaria de Saúde segue com a vacinação de acamados e comunidades quilombolas. Já são 59.471 vacinados.
Alimentos — A Campanha Vacinação Solidária também segue arrecadando alimentos para a população. Ela teve início na segunda-feira (5) em sete postos de vacinação e já recolheu três toneladas de alimentos não perecíveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS