Cartórios já registraram mais de mil mortes por Covid-19 em Campos
03/04/2021 08:52 - Atualizado em 09/04/2021 12:25
Centro de Controle do Coronavírus ainda sem funcionar
Centro de Controle do Coronavírus ainda sem funcionar / Genilson Pessanha
Os cartórios de Campos registraram, desde 11 de abril de 2020, 1.057 óbitos por Covid-19, segundo a última atualização do Portal da Transparência feita nessa sexta-feira (02). Chamam atenção a diferença de 194 óbitos em relação ao número do Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Campos e o aumento da média de mortes por mês entre 2020 e 2021. No boletim municipal dessa sexta foi informado que 863 vidas foram perdidas no município em decorrência do coronavírus. Em 2020, entre abril e dezembro, a média mensal de mortes por Covid nos cartórios campistas foi de 83, subindo para 103 em 2021. A administração municipal, contestada, não se pronunciou sobre a divergência dos números com os cartórios.
Com ocupação de 100% dos leitos clínicos e de UTIs, das redes públicas e privadas, profissionais da Saúde não descartam ocorrência de óbitos fora das unidades hospitalares no momento mais complexo da pandemia. No último informe municipal, 33 pacientes esperavam por um leito. A esperança para vencer a pandemia está na vacina, e mais doses chegaram a Campos, que segue na fase vermelha e vai definir em reunião do Gabinete de Crise, na próxima segunda-feira (05), se mantém as medidas restritivas ou adota algum tipo de flexibilização.
Na contagem do Portal da Transparência dos cartórios, 747 pessoas morreram da doença em Campos em 2020. A primeira foi em 11 de abril, o que resulta em um média de 83 óbitos por mês (entre abril e dezembro). Dessas, 425 foram homens e 322 mulheres. Já nos três primeiros meses de 2021, foram 310 óbitos causados pelo Covid-19 (160 homens e 150 mulheres), o que deixa em evidência a letalidade da doença. A média mês deste ano, de janeiro a março, é de 103 óbitos.
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde não respondeu até o fechamento sobre a discrepância nos números. No entanto, na última quarta-feira (31), informou que devido ao aumento no fluxo de óbitos a pasta passou a realizar contato diário e temporário com todos os cemitérios do município de Campos. “A prática é para constatar através das guias de sepultamentos e certidões de óbitos os casos notificados e confirmados da doença”, informou. Ainda de acordo com a subsecretaria, a mudança de investigação se fez necessária para uma consolidação de dados mais atualizados.
Com todos os leitos de UTI ocupados desde o dia 20, a possibilidade de óbitos causados pela doença em casa já é real. A Prefeitura não confirmou a incidência, que não é descartado por profissionais da Saúde.
“Pode ser que sim (que esteja morrendo pessoas em casa) e não tenha passado em nenhuma unidade de saúde. Mas, de qualquer forma, o atestado de óbito tem que ser emitido e colocado no sistema”, diz uma médica.
Mais 23.650 doses de vacina são entregues
O prefeito Wladimir Garotinho, na Sexta-Feira Santa, foi ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro receber a décima primeira remessa de vacinas contra Covid-19. Os imunizantes chegaram na cidade na aeronave da Polícia Militar. Inicialmente o Estado chegou a anunciar que seriam 25.520 doses, mas foram entregues 21.780 doses da Coronavac e 1.870 da Oxford/AstraZeneca, totalizando 23.650 doses.
— Estamos nos programando para vacinar todo mundo, a partir da chegada de novas remessas enviadas pelo Governo do Estado, através do Ministério da Saúde — afirmou Wladimir pedindo que a população colabore para evitar a disseminação do vírus.
Pelo calendário de vacinação, o processo de imunização continua na segunda-feira (05), a começar pelas mulheres de 71 anos ou acima, quando estará ocorrendo o pareamento do calendário de vacinação de Campos com o calendário único de vacinação do Governo do Estado. Com isso, o município chegará até o dia 18 de abril tendo vacinado homens e mulheres de 65 anos ou mais.
De acordo com o diretor da Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, a vacinação dos profissionais de saúde para 1ª dose continua a ser realizada pelo esquema de extramuros, mediante atendimento de lista de profissionais de clínicas, farmácias, universidades e hospitais, que continuará nas próximas semanas. A 2ª dose dos profissionais de saúde continuará nos postos de saúde.
Wladimir trabalha para abrir leitos no HFM
Hospitais
Hospitais
Durante a chegada das vacinas, o prefeito Wladimir anunciou a abertura de cinco leitos no Hospital Ferreira Machado (HFM).“Hoje recebemos equipamentos para a montagem de leitos de UTI no Ferreira Machado nos próximos dias. Outros leitos também serão ativados. Estamos fazendo a nossa parte. A gente pede que a população colabore. Não existe governante que esteja contra seu povo nesse momento, pelo contrário. O que a gente quer é frear a contaminação para que mais vidas não sejam perdidas”, disse.
Até quinta-feira, foram 51.511 vacinas aplicadas, 23.923 casos de Covid-19 confirmados e 21.581 pacientes recuperados. Na sexta, a fila de espera por um leito Covid era de 49 pacientes.
O governo deixou para segunda-feira (05), devido ao feriado nacional, a reunião do Gabinete de Crise da Covid-19, marcada às 9h, conforme Decreto 110/2021 publicado no Suplemento do Diário Oficial do Município. “O adiamento da reunião permitirá que a atualização e coleta de dados ocorra de forma atualizada”, informou.
Ainda de acordo com o decreto, permanecem vigentes todas as demais regras de restrições e permissões estabelecidas pelo Decreto nº 105/2021. O município está na Fase Vermelha, ou seja, nível 5 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS