Irmã Suraya Benjamin Chaloub morre aos 88 anos
20/12/2020 10:58 - Atualizado em 21/12/2020 15:55
Irmã Suraya Challub
Irmã Suraya Challub / Divulgação
Morreu neste domingo (20), aos 88 anos, a educadora Irmã Suraya Benjamin Chaloub. A notícia foi divulgada em nota coletiva das irmãs salesianas junto ao Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa), aos Institutos Superiores de Ensino do Censa (IseCensa) e ao CensaNet. Ainda não foi divulgada a causa da morte. Irmã Suraya atuou por 40 anos no Censa, mais de 30 como a principal dirigente, e por 20 anos no IseCensa, desde a sua fundação.
— Ela parte deixando-nos o exemplo da ética, humanidade, empreendedorismo, salesianidade e dedicação ao jovem — diz um trecho da nota.
Seguindo orientações das autoridades de saúde, o velório e o sepultamento foram restritos à família. Houve uma missa, às 14h, com transmissão no Youtube, que teve cerca de 3 mil visualizações. Após a cerimônia, o cortejo seguiu para o cemitério do Caju, onde irmã Suraya foi sepultada.  
Em maio, Irmã Suraya teve um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico e precisou passar por cirurgia, que foi bem sucedida. No final daquele mês, chegou a circular nas redes sociais notícia falsa sobre o seu falecimento. Em junho, a educadora foi transferida para casa, passando a ficar aos cuidados de serviço de home care.
Nascida em Macaé em 1932, Irmã Suraya, veio estudar em Campos aos 10 anos, exatamente no Censa, onde encontrou a sua casa e sua vocação. Aluna irrepreensível, gostava de jogar vôlei, mas seu esporte preferido era o tênis, sendo torcedora convicta do Fluminense. Formou-se em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e depois concluiu seus estudos superiores em Turim, na Itália, e em Lyon e Paris, na França, onde estudou por cinco anos. Pós graduou-se no Chile em planejamento educacional e se tornou mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
— Mulher visionária, de fé, passou a vida fazendo o bem, vivendo intensamente dedicada aos jovens e à educação, mas sobretudo humanitária. Justa, verdadeira e de grande sabedoria. Nossa guia, nossa mestra, nossa luz. Estará sempre iluminando nossos caminhos”, disse a vice-diretora do Censa e do IseCensa, Elizabeth Landim.
O discurso foi reforçado pela diretora geral do Censa, Irmã Rosaidalia Pesca: “À irmã Suraya, nós só temos a agradecer. Agradecer a Deus pela pessoa que ele nos concedeu conviver tantos anos. E agradecer à Irmã Suraya pelo seu otimismo, pela sua esperança e coragem! Agradecemos à comunidade campista, que a acolheu e sempre a tratou carinhosamente.
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (Cidadania), lamentou o ocorrido em publicação nas redes sociais. “Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento de Irmã Suraya Benjamin Chaloub. Minha gratidão e reconhecimento por tudo que ela sempre representou para a educação de nosso município. No campo pessoal, muito do que sou devo à formação que ela me deu, em ética, responsabilidade e religiosidade. Meu agradecimento por tudo que ela sempre representou para mim e minha família. Que Deus e Nossa Senhora Auxiliadora a recebam de braços abertos”, escreveu Rafael.
O presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Machado (Cidadania), se manifestou em nome da Casa. “Como presidente do Legislativo campista, externo o sentimento de todos os vereadores ao falecimento da Irmã Suraya Benjamim Chaloub, grande educadora de nossa terra, rogando a Deus o conforto a toda família e amigos, sabedores que somos de que a mesma se encontrará sempre sobre os braços do Pai — falou Fred.
Ex-aluno de Irmã Soraya, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, citou a dedicação da educadora enquanto esteve à frente do Censa. “É uma grande perda para a gente, especialmente para mim, que fui aluno do Auxiliadora, e ela diretora. A imagem que me recordo dela é sempre de uma pessoa sensível, muito cuidadosa com a educação salesiana. É uma perda muito grande para a nossa cidade, e especialmente para a comunidade Auxiliadora. Uma tristeza enorme para todos nós”, disse Jefferson.
O reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Raul Palacio, também destacou a trajetória de Irmã Suraya. “Ela era uma grande educadora. O meu filho estudou no Censa. É uma das pessoas que levavam a sério a educação, independente de não ser uma educação pública. Era privada, mas uma excelente escola. A Irmã Suraya tinha uma dedicação muito grande na formação integral dos estudantes, inclusive valorizando a parte esportiva. É realmente uma perda. Mas, na questão da qualidade da escola, eu acredito que o coletivo que está lá vai conseguir levar adiante”, afirmou Raul.
Coordenador do curso de direito do IseCensa, o professor e advogado Carlos Alexandre de Azevedo Campos, ex-assessor do Supremo Tribunal Federal (STF), foi outo a se manifestar. “Irmã Suraya é, sem dúvida, a educadora mais importante de toda a história de Campos. Sempre fui seu admirador, como aluno do Censa, e agora como coordenador do IseCensa. Exemplo de visão, coragem e elegância no comando de seus colaboradores. Deixa um legado extraordinário, uma mensagem de luta e esperança que nunca será esquecida”, enfatizou.
A reitora do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Inês Ururahy, disse que "a perda  da irmã Suraya abre um vazio na educação cristã em nosso município. Humana, ética, respeitosa com as diferenças, atuou como professora durante anos, sempre com integridade e excelência. Que o seu legado seja preservado e que os Anjos a recebam com carinho e acolhimento. Nossos sentimentos à família do Nossa Senhora Auxiliadora.
A empresária e professora Diva Abreu Barbosa, diretora-presidente do Grupo Folha, prestou condolências. “Lamento profundamente a partida terrena de Irmã Suraya; mas, temos a certeza de sua permanência entre nós através de seu maravilhoso legado em prol da educação e da vida salesiana! Certamente, ela estará, neste momento, na plenitude da vida eterna, ao lado de Nossa Senhora Auxiliadora, espargindo raios de luz sobre todos nós. Recebam todos  da Comunidade Salesiana, do Censa, IseCensa e afins o meu abraço solidário ao lado de minha profunda reverência a sua belíssima história. Muitas bênçãos para Todos”, disse Diva.
O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, considera que a atuação de Irmã Suraya deixa um legado para a cidade. “Estamos sentindo muito. Vai fazer muita falta, porque foi uma grande educadora. As irmãs salesianas marcaram muito a educação em Campos. O Auxiliadora sempre foi um marco da educação, um colégio-padrão, com todas as ramificações, como o Censa e o CensaNet. Esperamos que as salesianas continuem com o marco que ela deixou aqui. A Irmã Suraya vai ficar sempre marcada nos corações dos campistas como a grande educadora que foi”, declarou.
O discurso foi compartilhado pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. “A Diocese de Campos vem expressar as mais sinceras condolências para as irmãs do Nossa Senhora Auxiliadora e também aos familiares da Irmã Suraia, uma religiosa que viveu profundamente a sua vocação a serviço da educação, do anúncio do reino. Portadora de uma imensa cultura, soube transmiti-la com o que hoje chamamos de culturação da fé. Soube dialogar com simplicidade com todos os níveis, com todas as classes, e foi, certamente, um destaque para o que hoje é o complexo do Censa, um complexo de estudos superiores”, enfatizou Dom Roberto. “Nós ficamos orgulhosos de tê-la como amiga, de tê-la como assessora, de tê-la como um testemunho de espiritualidade salesiana, isto é, de presença entre os mais pobres, não para repartir coisinhas, mas para promovê-los inteiramente como pessoas. A Irmã Suraya deixa um legado riquíssimo para a cidade de Campos e além. Era, digamos assim, uma cidadã do infinito, uma mulher que sabia conjugar a fé, a caridade, a esperança. E, certamente, sua lembrança vai nos motivar a construir um país melhor, com uma educação de mais qualidade e mais integral. Que Deus lhe dê o descanso eterno, e que sua memória fique para sempre entre nós”, complementou.
O presidente local da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Campos), José Francisco Rodrigues, afirmou ser um grande admirador do trabalho da Irmã Suraya. “Uma perda muito grande. Uma pessoa que eu admirava muito. Todos os meus filhos estudaram no Auxiliadora. Como ser humano, é uma perda imensurável para Campos. Ela sempre foi muito ligada à educação, formou muita gente em Campos. Mas, descansou. Já estava muito abatida. Ficam aqui os meus sentimentos para todas as pessoas ligadas a ela, à equipe do Auxiliadora e aos familiares”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS