IPTU alto: quando o tiro sai pela culatra
17/12/2020 14:29 - Atualizado em 17/12/2020 14:45
Atrás de dinheiro para sustentar a máquina pública e suas inchadas folhas de pagamento, muitas vezes os prefeitos buscam soluções em aumentos de impostos. Um dos queridinhos dos prefeitos é o IPTU, que em várias cidades recebeu aumentos muito acima da inflação nos últimos anos.
Foi o caso de Campos, que teve grande aumento de valores nos IPTUs nos últimos governos, tornando o custo de ocupação do imóvel quase que inviável, seja para proprietários (investidores ou ocupantes do imóvel) ou para inquilinos.
No Rio, a prática, seguida também recentemente pelo prefeito Marcelo Crivella, acabou se revelando um tiro pela culatra. Em 2020, quando houve novo aumento antes da pandemia, houve queda de 9% na arrecadação em relação ao ano anterior.
Agravado pela crise financeira da covid-19, entre 80% e 90% do comércio varejista da cidade do Rio não quitou o carnê do IPTU de 2020. Crivella já havia dado um grande aumento, bem acima da inflação, em 2017. Em 2019, metade dos lojistas já não tinha conseguido pagar seus carnês.
Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]