Pesquisa do Instituto Paraná: Wladimir lidera e faria 2º turno com Caio, onde disputa estaria aberta
29/10/2020 11:44 - Atualizado em 29/10/2020 19:24
O Instituto Paraná, de âmbito nacional, fez uma pesquisa, registrada no TRE sob o número RJ-01718/2020, sobre a corrida eleitoral à Prefeitura de Campos. Pelos números levantados, na pesquisa estimulada Wladimir Garotinho (PSD) lidera com 28,1% das intenções de voto, com Caio Viana (PDT) logo atrás, com 23,5%.
Pela pesquisa, hoje Wladimir e Caio fariam o 2º turno, com pouca possibilidade da eleição ser decidida em turno único. Em terceiro lugar viria Bruno Calil (Solidariedade), com 7,2%. Apesar de desconhecido do grande público, Bruno vem crescendo bastante com o apoio fundamental do deputado estadual Rodrigo Bacellar.
O atual prefeito Rafael Diniz (Cidadania) está em quarto lugar, com 6,6%, em empate técnico com Bruno. Em quinto lugar vem Professora Natália (PSOL), que, ao lado de Bruno, promete ser a revelação desta eleição. Ela tem 3,4%, um pouco à frente de Odisséia Carvalho (PT), que tem 3,0%.
Tadeu Tô Contigo (Republicanos) tem 2,9%; Roberto Henriques (PCdoB) 1,1%; Cláudio Rangel Boa Viagem (PMN) 0,8%; Beethoven (PSDB) 0,4%; e Jonathan Paes (PMB) 0,1%. Beethoven já não é mais candidato e foi substituído por sua vice, Dra. Carla Waleska.
O levantamento foi feito entre os dias 26 e 28 de outubro, com uma amostra de 800 eleitores. A pesquisa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais. Confira abaixo os números da pesquisa estimulada:
Na pesquisa espontânea, Wladimir lidera com uma folga um pouco maior sobre Caio, com 18,0% a 12,5%. Em terceiro viria o prefeito Rafael Diniz, com 3,6%, seguindo de Bruno Calil com 3,3%. Odisseia tem 1,4%; Tadeu Tô Contigo com 0,9%; Professora Natália 0,6%; Roberto Henriques com 0,5%. Impressiona o número de indecisos ainda, de 45,6%. Confira:
Nas projeções de 2º turno foram feitos 3 cenários, envolvendo 3 dos principais candidatos: Wladimir Garotinho, Caio Vianna e Rafael Diniz. Não foi feita simulação com Bruno Calil. Wladimir (47,5% a 15,9%) e Caio (59,3% a 10,5%) bateriam Rafael com facilidade pelos números.
Porém, o embate entre Wladimir e Caio no 2º turno seria duro pela pesquisa: 37,6% para o filho de Arnaldo Vianna e 32,9% para o filho de Anthony Garotinho. Apesar da vantagem nominal de Caio, pela margem de erro ambos estariam em empate técnico. Confira:
Os números do 2º turno em qualquer disputa são diretamente influenciados pela rejeição do candidato. Os eleitores de outros candidatos migram seu voto, normalmente, para o que menos rejeita, na escolha do "menos pior" para ele após o seu candidato ter sido eliminado da disputa em 1º turno.
Na rejeição, o prefeito Rafael Diniz lidera, de forma disparada, enfrentando o ônus de ser governo no pior momento financeiro da Prefeitura de Campos nas últimas 3 décadas, além de não ter conseguido cumprir suas promessas de campanha direcionadas às classes menos favorecidas. Ele tem 59,5% de rejeição.
A seguir vem Wladimir Garotinho, com 29,3%. Apesar de ser o mais "leve" dos Garotinhos, com bom trânsito em várias classes sociais, além de um ótimo mandato como deputado federal, Wladimir recebe a carga de rejeição do pai, o ex-governador Anthony Garotinho, historicamente alta.
Em seguida vem Tadeu Tô Contigo, com 15,3%; e Caio Vianna e Odisseia Carvalho, ambos com 12,1%. Bruno Calil tem baixa rejeição, com 9,9%. Confira abaixo os números da rejeição:
O Instituto Paraná avaliou também a administração municipal, com o prefeito Rafael Diniz tendo avaliação de 6,5% de ótimo e bom, contra 74,1% de ruim e péssimo, além de 17,1% de regular. Essa avaliação explica a sua alta rejeição e a ausência no 2º turno por esta pesquisa.
Foi avaliado também quem seria o melhor prefeito na história recente de Campos. Pelos números do Paraná, Arnaldo Vianna foi o melhor, liderando de forma disparada, com 46,3%. Rosinha Garotinho vem em segundo, com 19,9%. Anthony Garotinho vem a seguir, com 10,4%; Rafael Diniz tem 5,8%; e Alexandre Mocaiber 1,9%.
Os números também explicam a competitividade dos dois principais candidatos pela pesquisa, Caio Vianna e Wladimir, herdando o histórico de aprovação da administração dos pais. A sensação que Arnaldo foi o melhor prefeito da era dos royalties é notória, em várias áreas.
É bem verdade que Arnaldo nem de longe tinha o custeio da máquina pública atual. De lá pra cá a máquina inchou demais, com vários concursos públicos para servidores e a inauguração de diversos equipamentos em inúmeras áreas. Processo esse de inchaço iniciado no governo Arnaldo e perpetuado, prefeito após prefeito, até o governo Rosinha.
Confira o "ranking" dos prefeitos pela pesquisa:
A conferir agora, a pouco mais de 15 dias para as eleições, as próximas pesquisas registradas. O levantamento do Instituto Paraná está disponível e foi divulgado desde o início da manhã, aqui, em seu site, na íntegra. O contratante da pesquisa, registrada no dia 23 de outubro, é o próprio instituto.
Sobre os bairros pesquisados, consta a seguinte observação no registro da pesquisa no site do TSE:
"Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
A pesquisa será realizada no município de Campos dos Goytacazes-RJ e, conforme previsto no §7º, do art. 2º, da Resolução 23.600, de 12 de dezembro de 2019, o registro da pesquisa será complementado no prazo legal com os dados relativos aos bairros abrangidos pela pesquisa ou a área em que a mesma foi realizada."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]