Prefeito de Búzios afastado pela 11ª vez do cargo
- Atualizado em 22/10/2020 22:37
O prefeito de Búzios André Granado (MDB) foi afastado do cargo pela 11ª vez na última terça-feira (20). Ele ficou apenas um dia fora do cargo. Granado, que tem 54 anos e é médico cardiologista, foi condenado por improbidade administrativa há dois anos.
O afastamento na terça-feira foi um desdobramento de uma decisão tomada no início do mês por três desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio. O argumento da desembargadora Denise Levy Tredler, da 21ª Câmara Cível, que relatava um recurso apresentado por Granado, era que o gestor público já havia sido condenado três vezes a deixar o posto, o que só não ocorreu porque houve "medidas judiciais de caráter protelatório". No entanto, o presidente do TJ, Cláudio de Mello Tavares, divergiu desse entendimento e restabeleceu nesta quarta-feira o direito de Granado continuar governando.
Tavares avaliou que, como não há decisão transitada em julgado e Granado ainda pode recorrer, o prefeito deveria ser reconduzido. Ele ficou apenas um dia afastado — em decorrência de uma decisão anterior, no ano passado, chegou a ficar três meses longe da prefeitura. Em novembro do ano passado, o presidente do TJ já havia tomado decisão semelhante à desta quarta: enquanto coubesse recurso no processo em questão, Granado ainda seria prefeito. Ainda assim, com base na decisão da 21ª Câmara Cível do TJ no início do mês, a 2ª Vara de Armação dos Búzios deu prosseguimento ao afastamento, agora revertido pela Presidência da Corte. Ao GLOBO, a defesa de Granado disse, antes da decisão final, que estava "estarrecida" com o afastamento, uma vez que ele violava a decisão de Tavares proferida em novembro passado.
Para a relatora do caso no órgão colegiado, Denise Levy Tredler, há risco que as irregularidades apontadas na gestão de Granado não sejam resolvidas caso ele permaneça no cargo. No processo que levou ao afastamento, o prefeito foi condenado, em 2018, por improbidade administrativa. Ele manteve a contratação de funcionários temporários enquanto suspendeu a convocação de aprovados em um concurso de 2012, realizado antes do início de sua gestão. A justificativa foi a intenção de reavaliar o impacto orçamentário das contratações e apurar eventuais irregularidades. A situação delicada de Granado também envolveu um afastamento, posteriormente revertido, diante de uma suspeita de fraude em 21 contratos de licitação.
No único dia que passou afastado desta vez, Granado foi substituído pelo vice, Henrique Gomes (PP), com quem está rompido politicamente. Gomes é candidato à prefeitura da cidade, mas não conta com o apoio do antigo companheiro de chapa. Granado pede votos nas redes sociais para outro candidato: João Carrilho (PRTB). Carrilho foi vereador, eleito em 2008, e depois trabalhou como secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda na gestão de Granado. O candidato também possui o apoio do vice-presidente da República, General Mourão, cabo eleitoral dos prefeitáveis do PRTB em todo o país, além do deputado federal Carlos Jordy e do deputado estadual Anderson Morais, ambos do PSL.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS