Fera/IFF/Campos estreia no Estadual Masculino de Vôlei contra o Flamengo
Matheus Berriel 20/10/2020 16:12 - Atualizado em 20/10/2020 16:15
Com seis reforços, equipe campista se prepara para tentar acesso na Superliga C
Com seis reforços, equipe campista se prepara para tentar acesso na Superliga C / Divulgação
O principal objetivo do Fera/IFF/Campos na atual temporada é conquistar o acesso à segunda divisão do vôlei masculino brasileiro. Mas, com a Superliga C agendada para novembro, o time tem antes um compromisso também importante: a disputa do Campeonato Estadual, que começa nesta quarta-feira (21). Dois dos três concorrentes ao título estarão na mesma chave no torneio nacional. A exceção é o Flamengo, adversário da estreia, às 19h30, no ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro.
Treinado por Ronaldo Maciel, o Fera/IFF/Campos teve aproximadamente três meses de treino. Em relação ao time campeão da Copa Norte-Noroeste, da Copa Jumper e da Liga B da Liga de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro (Liverj) em 2019, e da Taça dos Campeões da Liverj já em 2020, foram contratados seis reforços. Chegaram o oposto Rivaldo e o levantador Marlon, ambos com passagens pela Seleção Brasileira, os ponteiros Rogério Mineiro e Rogério Carioca, o central Fernando Pilan e o levantador Luan.
—Começamos treinando na rua a parte física e o básico da técnica; passamos pelas quadras de areia, até chegarmos ao ginásio. Treinamos em todas as circunstâncias, devido aos protocolos de retomada dos exercícios físicos em razão da Covid-19 — disse o técnico Ronaldo Maciel. — Os treinos foram muito produtivos, os atletas evoluíram muito individualmente, tornando a equipe mais forte. A única ressalva é que não conseguimos fazer amistosos. A estreia no Estadual será o primeiro jogo da equipe na temporada, o que não é o ideal — pontuou.
Além do Flamengo, inscrito no Estadual com a sua equipe juvenil (sub-20),o Fera/IFF/Campos também vai enfrentar o Tijuca Tênis Clube/Zinzane e o Niterói/Universo, respectivamente. O jogo da segunda rodada será já nesta quinta (22), às 19h30, no Tijuca. Já o da última rodada está marcado para sábado (24), às 13h, no ginásio dos Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (IseCensa), em Campos. Os dois melhores colocados garantirão vaga na final de terça-feira (27), no Tijuca.
—A importância do Estadual é podermos ver na prática, contra adversários fortes e que têm o mesmo objetivo nosso, qual vai ser a resposta da equipe aos treinos — comentou Ronaldo Maciel. — O nível técnico vai ser alto, talvez o mais alto dos últimos anos. Não vejo favoritos, todos têm condições de chegar à final, o que torna o campeonato muito interessante. O ponto negativo é o pequeno número de equipes — acrescentou o treinador.
Título não vem para a planície desde 1997
A última e única vez que uma equipe campista conquistou o título do Estadual de Vôlei Adulto Masculino foi em 1997, com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Até o ano passado, Campos não tinha um representante no campeonato havia 10 anos. A Fundação Municipal de Esportes (FME), que apoia o Fera/IFF/Campos nesta temporada, não só disputou, como foi finalista, mas acabou superada pelo Sesc-RJ.
Atual tricampeão, o Sesc encerrou as suas atividades no vôlei masculino em fevereiro, mantendo apenas o projeto feminino, agora em parceria com o Flamengo. Na última segunda-feira (19), as comandadas do técnico Bernardinho foram tetracampeãs do Estadual Feminino desbancando o Fluminense por 3 sets a 0. Para o Flamengo, a conquista valeu a quebra de um jejum que durava desde 1984.
No masculino, o fim da hegemonia do Sesc representa esperança para os clubes de menor investimento de chegarem ao troféu.
— O retorno não é fácil. Temos um projeto novo, com um formato totalmente diferente dos anteriores.
A ideia é de continuidade, mas o projeto cresceu muito este ano e já nos permite sonhar com títulos, sim.
É uma satisfação imensa poder contribuir para recolocar Campos entre as grandes forças do esporte — afirmou Ronaldo Maciel, à frente do projeto da iniciativa da Fera Assessoria Esportiva desde 2016.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS