Uenf celebra 27 anos com excelência em educação
Daniela Abreu 15/08/2020 09:52 - Atualizado em 15/08/2020 09:52
Implantada há 27 anos em Campos dos Goytacazes a Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro representa a possibilidade é um sonho transformado em realidade. De lá, até hoje, mesmo enfrentando períodos de dificuldades, a universidade vêm mantendo o nível de excelência e atualmente está entre as 15 melhores no Brasil. Professores, alunos e o prefeito Rafael Diniz falaram da relação entre a universidade e a população de Campos e região. A universidade colabora com a Prefeitura no Laboratório Regional do Hospital Geral de Guarus (HGG), referência na detecção da Covid-19 e optou pelo cancelamento do ano letivo de 2020, oferecendo atividades emergenciais remotas aos alunos. O aniversário, oficialmente neste domingo (16), foi comemorado com reunião online do Conselho Universitário.
O reitor, professor Raul Palacio, ressaltou a presença da universidade vida do cidadão campista e da região.
— A Uenf hoje representa talvez uma máquina de realização de sonhos para a sociedade campista. Ela representa a materialização do sonho de muitas famílias campistas de ver o primeiro filho formado em uma universidade, e em uma universidade pública especificamente. Isso faz com que essas pessoas, esses estudantes que se formam com a gente, passem a ser talvez o ponto principal de sustentação de uma família, do ponto de vista econômico e social — disse Raul.
Ex-aluno, Diogo Lima completou 27 anos no início do mês. Atual superintendente de Igualdade Racial de Campos (Supir), é um dos que teve a vida pessoal e familiar impactada pela Uenf. “Minha relação com a universidade tem muito a ver com o universo de possibilidades que eu já sonhava, com o acesso a ela. Sou o primeiro da família a cursar e formar no ensino superior e tinha muitos sonhos em torno dessas possibilidades que envolvem atuação profissional e contribuições que a gente pode dar a partir da formação. Para mim e para minha família foi algo muito importante”, contou o cientista social.
Diogo disse que a relação com a universidade continua. “Já me voluntariei pra dar aula, estou sempre trocando com os alunos, os que ainda estão cursando. Eu sou tão grato às coisas que a universidade me proporcionou, e acho essa combinação do conhecimento com a vivência e a experiencia dos indivíduos tão potente, que de alguma maneira isso me alimenta também. Mesmo eu já tento passado por ali”, completou.
Para a vice-reitora, a resistência da universidade, depois de tantas crises e seguidas de uma pandemia, alerta para a importância de ensino público superior no desenvolvimento da sociedade. “Nós temos sido vistos, durante um longo tempo, como gasto. Como se manter uma universidade pública fosse exclusivamente um gasto, um desperdício. E na realidade é um investimento que vai gerar frutos de curto, médio e longo prazo e vai estabelecer novos níveis de desenvolvimento no município, estado e país. Um exemplo muito claro da importância do que nós fazemos na universidade, está sendo dado justamente agora, no período da pandemia em que os cientistas, os biólogos, os médicos, os enfermeiros, os fonoaudiólogos estão sendo chamados para socorrer e salvar a vida das pessoas”, disse.
Em nota, o prefeito Rafael Diniz comemorou as parceiras cm a universidade. “Desde meus primeiros dias de trabalho, Uenf e Prefeitura de Campos se tornaram parceiras em diversos projetos. Firmamos convênios para capacitação de servidores, cooperação técnica, oferta de estágios e compartilhamento de espaços e pesquisa, entre outros. Unimos esforços na realização do Programa Municipal de Apoio a Startups, que incentiva o crescimento de novos negócios na área de ciência, tecnologia e inovação. Através deste programa, já temos vários projetos beneficiados e incubados na Tec Campos, gerando emprego e renda. Utilizamos o espaço do campus para a realização de diversos eventos, como o Via Esporte, a campanha de vacinação contra a gripe e o Prefeitura Aqui, que levou diversos serviços à população”.
Aliança para o combate à Covid-19
O reitor Raul Palacio ressaltou a importância da Uenf para o desenvolvimento e durante a pandemia. “Todas as nossas pesquisas são direcionadas para o atendimento na região seja na ciência e tecnologia, na área agrária ou de biotecnologia e biociência. A Uenf nesse momento, junto com a Prefeitura, conseguiu credenciamento do laboratório para fazer as análises da Covid-19. É um exemplo como a Uenf se posiciona em termos de pesquisa com a sociedade”, disse.
A contribuição foi lembrada pelo prefeito. “Pudemos acelerar a entrega dos resultados e melhorar nossa estratégia de combate ao coronavírus. Dentro da nova realidade financeira do município, com menos royalties e participação especial, queremos estreitar ainda mais os laços com a Uenf, assim como com as demais instituições de ensino superior de Campos. Juntos, somos mais fortes na busca de soluções para os principais desafios da cidade. Quero parabenizar os professores, estudantes, pesquisadores e funcionários da Uenf, na pessoa do reitor Raul Palácio, que tem sido um grande amigo. Deixo minha mensagem de agradecimento pelo muito que a universidade representa para Campos, com a certeza de que poderemos fazer ainda mais” disse o prefeito Rafael Diniz. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS