A Vinícola Lemos de Almeida e a Uva Verdelho
- Atualizado em 26/08/2020 16:27
COLUNA DE VINHOS JOÃO RICARDO RODRIGUES
Portugal é um dos países que possuem o maior número de uvas autóctones, que são uvas com características de uma determinada localidade, de um ecossistema específico, e que geralmente são encontradas somente em sua região de origem, pois apresentam difícil adaptação fora de seu habitat natural. A nossa Vinícola também tem origens na terrinha, com uma alma Açoriana.
 
 
 
A uva
 
A verdelho é uma casta originaria de Portugal e obteve destaque na Ilha da Madeira, onde tem o seu nome associado a um dos quatro principais tipos de vinhos.
 
Apesar de ser cultivada desde o século 15, ela só foi reconhecida como uma casta nobre no início dos anos 1900. Nos dias atuais, a região que mais se destaca na produção de vinhos a partir da uva Verdelho é o Alentejo, em Portugal.
 
Em Portugal a uva também se desenvolve no vale do rio Douro, onde é confundido com o "Gouveio" e utilizada na elaboração do vinho do porto branco. Também é um dos componentes menores de algum vinho do Dão. O verdelho português destaca-se pelo elevado teor de açúcar nas uvas, o que é particularmente notado no clima mais quente da Ilha da Madeira.
 
Cresce ainda em pequenas quantidades na Galiza, região da Espanha onde é denominado de "Verdello" e na Argentina, onde pelo um produtor promove um Varietal denominado simplesmente Verdelho.
 
A uva também obteve sucesso nas vinhas da Austrália , nomeadamente nas regiões de Hunter Valley, Langhorne Creek e Swan Valley. As versões australianas do verdelho destacam-se por seus sabores intensos com notas de lima e madressilva e uma certa textura oleosa que os vinhos podem obter após alguma idade.
 
A Verdelho se caracteriza por apresentar cachos pequenos e compactos, com notável acidez, níveis consideráveis de açúcar natural e coloração verde amarelada. Os vinhos brancos elaborados a partir dessa variedade de uva tem bom corpo e boa estrutura, além de excelente sabor e equilíbrio. Apresentam aromas de damasco, peras, pimentas brancas, além de frutas cítricas e tropicais, com uma persistência agradável em boca, com aromas florais e sabor de frutas tropicais, com um toque de manga e de maracujá.
 
Nos vinhos brancos e secos, não fortificados, ela geralmente aparece sozinha, mas também é possível encontrá-la em cortes com Chardonnay ou Sémillon.
 
A Vinícola
 
Localizada na cidade de Muitos Capões – Campos de Cima da Serra, em 2005 foi iniciado o projeto de implantação da infraestrutura para produção de uvas, vislumbrando aproveitar o terroir da região, favorável devido ao solo e clima. No ano de 2009, foram plantadas as primeiras mudas de origem Francesa, que deram início à primeira vinificação em 2012.
 
Conduzida pelo seu fundador e proprietário, Agamenon Lemos de Almeida, juntamente com a filha Bibiana Lemos de Almeida, a Vinícola mantém sua característica de propriedade familiar.
 
Instalada em uma encantadora Vila Açoriana celebra a arte, a arquitetura, a história e a cultura açorianas e recebe seus visitantes em uma área de 12 hectares onde são cultivadas variedades de uvas francesas e portuguesas.
 
O prédio da unidade de produção da Vinícola contornado pelos vinhedos, é uma réplica da Casa da Alfândega de Florianópolis/SC. Um espaço singular, com feições lusitanas que remetem os visitantes às legítimas tradições açorianas, seus usos, costumes e a riqueza de sua gastronomia.
 
 
 
PHRR
 
A Vinícola Família Lemos de Almeida, produz 100% dos seus vinhos a partir de vinhedos próprios e atinge 100 mil garrafas por ano, tornando-se notória pela premiada qualidade.
 
Em uma área de 12 hectares, além das castas francesas Pinot Noir, Chardonnay, Merlot e Sauvignon Blanc, a vinícola aposta na produção de castas portuguesas, com a produção e vinificação da uva Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alvarinho e, o inédito no Brasil, Verdelho.
 
No centro de Vacaria, é possível visitar a loja da vinícola e encontrar todas a linhas de vinhos, acessórios e cosméticos derivados da uva.
 
As visitas a Vinícola são agendadas através do site:
 
 
Fotos e informações obtidos no site da vinícola.
 
O vinho
 
Capella dos Campos Verdelho, safra 2018.
 
Cor: amarelo palha com reflexos dourados, límpido e brilhante;
 
Aromas: frutas brancas abacaxi e pera, florais e notas de especiarias;
 
Na boca: médio corpo, com acidez equilibrada com o álcool, final de média persistência, deixando um retrogosto de frutas cítricas.
 
 
 
PHRR
 
Acompanha bem pratos de carne branca, queijos ou peixes gordos assados. Frutos do mar como ostras ou vieiras também são ótimos parceiros.
 
Teor alcoólico: 12,5%;
 
Temperatura de serviço: de 8ºC a 10°C;
 
GOLD Wines of Brazil, 2019.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]