Cartilhas sobre saúde mental na pandemia são disponibilizadas gratuitamente na internet
26/08/2020 14:51 - Atualizado em 26/08/2020 14:51
Divulgação
Temas como ansiedade, convivência entre pais, avós e filhos e empatia são tratados em cartilhas disponibilizadas gratuitamente na internet. A produção desse conteúdo é feita pela Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo-Comportamental (LATCC), grupo formado por professores e alunos de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
O material, que aborda a saúde mental, foi criado no início da pandemia. “O objetivo é compartilhar o trabalho acadêmico de forma acessível. Com a pandemia, centralizamos esforços para o tema. Em um primeiro momento, publicamos uma cartilha para pais e responsáveis com opções de atividades lúdicas com os filhos, separadas por faixa etária. Tentamos mostrar a importância de olhar para o outro”, explica a doutoranda Evlyn Rodrigues, uma das integrantes da LATCC.
Para a coordenadora da LATCC, a psicóloga e professora de Psicologia da Uerj Angela Donato Oliva, a ação é um exemplo de como usar produção acadêmica em prol da sociedade. “O conhecimento tem que ser abrangente, atingir o máximo possível de pessoas. Por isso, as cartilhas são gratuitas e têm linguagem simples, apesar de haver uma construção teórica por trás”, finaliza.
Confira, abaixo, os temas das cartilhas.
 
LATCC
A liga foi criada em 2017 e, desde então, atua com o objetivo levar à sociedade os conhecimentos da terapia cognitivo-comportamental, abordagem psicoterápica baseada em evidências. Com a pandemia, as atividades presenciais foram pausadas e a internet foi o meio encontrado para continuar com os trabalhos, produzindo cartilhas ou em outros eventos on-line.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil, com informações da CCS/Capes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS