Matheus Berriel
26/08/2020 01:26 - Atualizado em 26/08/2020 01:48
Filme de 2014 foi dirigido por Tiago Quintes
/
Reprodução/YouTube
Lançado em 2014, o documentário "Somos todos catadores", que aborda a realidade no antigo Aterro Sanitário da Codin, em Campos, está na programação cinematográfica da TV Senado. Uma exibição está prevista para as 6h desta quarta-feira (26). Também constava na grade do canal uma à meia-noite, mas no lugar foi transmitida a reprise da sessão dessa terça (25) em que foi aprovada a Proposta de Emenda Constituicional (PEC) que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente e aumenta o seu alcance.
Com direção de Tiago Quintes e produção de Érica Almeida, "Somos todos catadores" mostra como era a relação destes trabalhadores com o Aterro da Codin, fechado em 2012 pela Prefeitura. O documentário, com 50 minutos de duração, foi realizado dentro do projeto de extensão universitária "Apoio à Organização dos Catadores de Campos dos Goytacazes/RJ", da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Na abordagem do tema, "Somos todos catadores" apresenta questões pertinentes a trabalho, renda, acidentes, doenças, alimentação, relação com compradores e a situação dos catadores após o fechamento do lixão. Disponível no YouTube, entre outras exibições, o filme integrou as programações da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, em 2015, e do do Mini Festival de Curtas e Médias-metragens do 3° Festival Doces Palavras (FDP!), em 2019.