Mulher de 29 anos morre com Covid-19 em São Fidélis
Matheus Berriel 15/07/2020 11:43 - Atualizado em 30/07/2020 18:37
Uma mulher de 29 anos morreu na manhã desta quarta-feira (15), no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, com Covid-19. Segundo informações da Prefeitura, Monica Pereira Gomes era moradora do bairro da Penha e sofria de obesidade. Ela havia dado entrada na unidade no último dia 6. Esta foi a 18ª morte pela doença confirmada no município — a vítima mais jovem — e entrará no boletim da secretaria de Saúde ao final do dia.
Até a noite de terça-feira (14), São Fidélis registrava 472 casos confirmados de Covid-19, com índice proporcional de uma confirmação a cada 81,9 habitantes. Os casos suspeitos eram oito. Das pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 408 estavam recuperadas, enquanto 47 eram casos ativos. Entre os pacientes monitorados, havia 14 hospitalizados, e 41 cumprindo isolamento domiciliar. O boletim desta quarta será divulgado entre o final da tarde e início da noite.
A Prefeitura de São Fidélis adquiriu mais seis mil testes rápidos da Covid-19. Segundo a secretaria de Comunicação, três mil já foram entregues pela empresa que venceu a licitação. Os testes serão realizados seguindo um protocolo, com conduta médica, no prazo da janela imunológica do vírus.
— Esse teste não detecta o vírus, ele detecta o anticorpo. Então, não adianta fazer nos primeiros dias de sintomas, e, sim, após de 10 a 14 dias dos primeiros sintomas. Nossa preocupação é com o nosso Hospital Armando Vidal. A gente fica pedindo: fique em casa quem puder. Tomamos algumas medidas de afrouxamento. Mas, infelizmente, a população não está entendendo o significado da palavra afrouxamento. Não significa que o vírus acabou. O vírus existe, a pandemia continua. Então, estamos sendo obrigados a tomar medidas drásticas e vamos tomar. Porque, vida, nós só temos uma, e temos que zelar por ela — disse a secretária municipal de Saúde, Janine Palagar.
Às 13h50 desta quarta, estavam ocupados seis dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove dos 37 leitos clínicos da rede pública municipal, sendo contabilizados também disponíveis na Extensão do Centro de Operações de Emergência da Covid-19, montado na Vila dos Coroados.
Em breve, haverá publicação de um novo decreto com medidas de combate à pandemia. A secretária de Saúde informou que será ampliada a fiscalização do uso de máscara em locais públicos, com duas equipes durante o dia e outras duas à noite, e aplicação de multa para quem descumprir a norma. Outra medida tomada será a implementação de barreiras sanitárias nos dois acessos ao Rio do Colégio, passando a ser permitida a entrada apenas de moradores e proprietários de terrenos na localidade a partir de apresentação de comprovante. Atualmente, há duas barreiras sanitárias nas entradas de São Fidélis, em pontos diferentes da RJ 158.
— A gente vai ter que tomar medidas que talvez nem todo mundo vá gostar, porque são necessárias. A gente viu que teve um afrouxamento e a coisa piorou. Vamos ter que tomar medidas no próximo decreto que a gente vai soltar, porque a situação está se complicando, e a gente não pode brincar. A zona de conforto que a gente tinha no Hospital Armando Vidal, hoje já é uma zona de preocupação — disse o prefeito Amarildo Alcântara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS